Portugal encontra-se entre os favoritos para vencer a 22.ª edição do Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC, na sigla em inglês), que decorre no próximo sábado, 16 de novembro. A representar o país estará a jovem Victoria Nicole, de 13 anos, com o tema ‘Esperança’.
Segundo uma sondagem realizada pelo site Eurovisionworld, que questiona “quem deveria ganhar a Eurovisão Júnior 2024”, Portugal surge em primeiro lugar das preferências, com cerca de 24% dos mais de 19 mil votos.
Segue-se Espanha com 17% e a Arménia com 13%.
Também nas redes sociais são vários os comentários que elogiam a música de Portugal e destacam a “voz de anjo” de Victoria Nicole. “Prestem atenção, pessoal. Claro vencedor deste ano”, disse um utilizador do Instagram, entre centenas de comentários onde se lê “vencedor”.
Sublinhe-se que a música é da responsabilidade de Victoria Nicole e o “processo de composição e gravação foi orientado pelas estrelas nacionais mentores do The Voice Kids Nininho Vaz Maia e Bárbara Tinoco”, indicou a RTP, em outubro.
A adolescente viveu na Venezuela e mudou-se para Portugal em 2018. Com ‘Esperança’ traz um pouco da língua espanhola e fala sobre ‘ignorar as vozes’ que duvidam do caminho para o sucesso.
Esta será a nona vez que o nosso país participa no festival para menores de 14 anos, depois de se ter estreado em 2006. Portugal esteve ausente da competição entre os anos 2008 e 2016.
Em 2023, Júlia Machado e o tema ‘Where I Belong’ alcançaram o 13.º lugar com 75 pontos.
A edição deste ano do JESC realiza-se em Madrid, Espanha, a 16 de novembro.
Leia Também: “Não me sinto bem”. Países Baixos voltam à Eurovisão sem cantor expulso