São comercializadas como sendo uma alternativa amiga do ambiente, mas a verdade é que as toalhitas húmidas contêm fibras naturais que podem mesmo ser prejudiciais para os ecossistemas do solo e animais. Mais ainda do que fibras sintéticas como o poliéster. E foi isso mesmo que um grupo de cientistas provou, conforme noticia a revista New Scientist.
Leia Também: Está provado que alimento mencionado na Bíblia contribui para vida longa
Um grupo de investigadores analisou os efeitos da viscose, liocel e poliéster no solo e também em minhocas (Eisenia fetida). Os dados revelam uma diferença substancial nas taxas de sobrevivência e reprodução das minhocas. De acordo com os cientistas, 30% das minhocas expostas a níveis elevados de poliéster morreram 72 horas depois. Ainda assim, a viscose (80%) e o liocel (60%) provocaram mais óbitos.
Quer isto dizer que, “têm o seu lugar, porque ainda precisamos de substituir a indústria dos combustíveis fósseis, mas é importante saber que a mensagem não é que são melhores”, refere Caroline Gauchotte-Lindsay, da Universidade de Glasgow, no Reino Unido.
Leia Também: Todos temos em casa o chá (barato) que ajuda a ter ‘memória de elefante’