“Cinco membros das forças de segurança foram mortos na sequência de um ataque terrorista no condado de Saravan, no sul da província de Sistan-Baluchistan”, informou a agência noticiosa Fars.
“Na sequência do incidente, as unidades estacionadas na região foram rapidamente mobilizadas para perseguir os criminosos”, acrescentou a agência.
Aquela região é uma das mais pobres do Irão e alberga uma grande população da minoria étnica Baluchi, que pratica o Islão sunita, em contraste com o ramo xiita predominante no país.
Naquela zona, são recorrentes os confrontos entre as forças de segurança iranianas e os rebeldes e traficantes de droga Baluchi.
A 26 de outubro, dez polícias foram mortos na região num atentado reivindicado pelo grupo terrorista de origem sunita Jaish al-Adl (“Exército da Justiça” em árabe), com sede no Paquistão e ativo na zona.
Desde então, as forças iranianas lançaram uma grande operação durante a qual o responsável pelo atentado foi morto, segundo a imprensa local.
Hoje, a televisão estatal anunciou a morte de três “terroristas” e a detenção de nove outros na região.
No total, “15 terroristas foram mortos e 33 outros foram detidos desde o início da operação”, acrescentou a mesma fonte.
Leia Também: Falta de combustível obriga Irão a plano de racionamento de eletricidade