O IPMA emitiu na quarta-feira um aviso amarelo para todas as ilhas do arquipélago dos Açores (grupos Oriental, Central e Ocidental) por causa da “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.
O aviso amarelo vigorava nas ilhas das Flores e do Corvo, que constituem o grupo Ocidental do arquipélago, entre as 14h00 locais (mais uma hora em Lisboa) e as 23h00 de hoje, mas o IPMA prolongou-o até às 05h00 de sexta-feira.
Para o grupo Central (ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) o mesmo aviso vigorava das 20h00 de hoje às 11h00 de sexta-feira, tendo sido alargado para as 14h00 de sexta-feira.
Nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria, que constituem o grupo Oriental açoriano, o aviso amarelo por precipitação “por vezes forte” foi na quarta-feira declarado para o período entre as 02h00 e as 23h00 de sexta-feira, mas foi hoje estendido até às 05h00 de sábado.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Chuva e trovoada deixam Açores e sete distritos do continente a ‘amarelo’