O Sporting garantiu, esta terça-feira, a primeira vaga na final four da Taça da Liga, ao vencer o Nacional (3-1), numa noite em Alvalade de aparente despedida para Rúben Amorim, horas depois de os leões terem confirmado que o Manchester United demonstrou a intenção de pagar a cláusula de rescisão do treinador para o levar para Old Trafford.
Com várias mexidas (anunciadas) no onze, o Sporting apresentou dificuldades claras em contornar o bloco baixo insular na primeira parte, mas Amorim tomou uma medida drástica ao intervalo, fazendo três mexidas de uma só assentada, e depressa os golos apareceram.
Morten Hjulmand (53′) abriu as contas, Gyokeres (65′) ampliou a vantagem, seguindo-se uma fugaz reação do Nacional, por intermédio de Rúben Macedo (66′), prontamente anulada pelo goleador sueco, que acabou com as dúvidas com um potente livre direto (70′).
Gyokeres soma 59 golos pelo Sporting – já marcou de bola corrida, de penalti, na sequência de canto, na sequência de livre indireto e, agora, de livre direto pic.twitter.com/MgKjylbXjY
— Playmaker (@playmaker_PT) October 29, 2024
Filme do jogo
A primeira parte até começou com o Sporting a querer chegar à vantagem rapidamente, mas com o passar do relógio o Nacional foi conseguindo anular as investidas leoninas.
Logo aos três minutos, Lucas França teve de se aplicar para negar o golo de Matheus Reis, que desviou a bola na sequência de um canto e quase desbloqueava o nulo em Alvalade.
Passados sete minutos foi a vez de Iván Fresneda, uma das apostas de Amorim para este jogo, acertar no ferro, com Harder e Catamo a desperdiçarem o golo logo depois.
Aos 15′, o internacional moçambicano voltou a estar em foco, após cruzamento de Maxi Araújo, mas a bola esbarrou na muralha amarelo que ia ganhando dimensão em Alvalade.
Até ao intervalo, o Sporting foi tendo sempre muita bola, mas as oportunidades para visar a baliza de Lucas França foram diminuindo a olhos vistos.
A exibição dos leões nos primeiros 45 minutos estava longe de ser do agrado de Rúben Amorim, que não perdeu tempo e operou uma tripla mexida, colocando três ‘pesos pesados’ em campo.
Marcus Edwards, Iván Fresneda e Gonçalo Inácio foram ‘sacrificados’ e entraram os titularíssimos Zeno Debast, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.
Os efeitos da alteração feita por Amorim não tardaram em aparecer e aos 52 minutos Morten Hjulmand aproveitou um corte defeituoso para abrir o marcador em Alvalade, ao mesmo tempo que deixava os leões mais confortáveis na partida.
Amorim não estava, no entanto, plenamente satisfeito e voltou a mexer aos 57 minutos, fazendo entrar Quenda para o lugar de Geny Catamo.
O Sporting ia aumentado o ritmo de jogo e acabaria por chegar ao segundo golo pouco depois. Gyokeres (64′) foi derrubado na grande área e o árbitro aproveitou de pronto para a marca da grande penalidade. O avançado sueco não tremeu a partir dos 11 metros e ampliou a vantagem leonina, mas apenas por breves momentos.
Apenas dois minutos depois, Rúben Macedo (66′) arriscou o remate de longa distância e foi feliz, contando ainda com um desvio que traiu Kovacevic.
O jogo ganhou, assim, nova dimensão e obrigou o Sporting a voltar a meter o pé no acelerador, com Gyokeres a não perder tempo em marcar novamente. Aos 70 minutos, na conversão de um livre direto, voltou a dilatar a vantagem com um remate fulminante que quase furava as redes da baliza à guarda de Lucas França.
Aos 73 minutos, Amorim operou a quinta e última substituição, tirando Matheus Reis para lançar St. Juste.
Até ao apito final, o Sporting esteve sempre mais perto de ampliar a vantagem do que o Nacional de poder marcar e relançar a partida, confirmando-se a passagem dos leões à final four da renovada Taça da Liga.
O Sporting ficará, agora, à espera de conhecer o adversário que vai encontrar em Leiria, ao mesmo tempo que volta a centrar atenções no campeonato, sendo que na sexta-feira há uma receção ao Estrela da Amadora. Resta saber se com ou sem… Rúben Amorim.
Momento do jogo: O golo de Hujlmand, logo após o intervalo, afastou qualquer tipo de intranquilidade para os leões.
Equipas iniciais
ONZE DO SPORTING: Kovacevic, Ricardo Esgaio, Inácio, Matheus Reis; Fresneda, Morita, Hujlmand, Catamo, Maxi Araújo, Edwards e Harder.
ONZE DO NACIONAL: Lucas França, João Aurélio, Ulisses, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Luís Esteves, Daniel Penha, Tiago Reis, Isaac Tomich e Rúben Macedo
Antevisão
Com o futuro de Rúben Amorim em risco em Alvalade, depois do Manchester United ter manifestado, formalmente, o interesse em pagar a cláusula de rescisão do treinador, o Sporting recebe, na noite desta terça-feira, o Nacional em jogo de abertura da nova Taça da Liga.
Limitadas a oito equipas, a competição arranca nos quartos de final e os leões terão de bater a formação insular para garantir um lugar na final four que se vai realizar, uma vez mais, em Leiria.
O pontapé de saída entre Sporting e Nacional está agendado para as 20h15, com Hélder Carvalho a ser o árbitro designado a dirigir o encontro. Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting anuncia que Man. United vai pagar 10 milhões de euros por Amorim