O Ford BlueCruise foi aprovado pela Comissão Europeia para ser utilizado pelos condutores do novo Mustang Mach-E em 15 novos países europeus, incluindo Portugal. No nosso país, o primeiro sistema de condução autónomo certificado pela C.E. cobre mais de 4.100 quilómetros.
Este é o primeiro sistema de condução autónoma nível 2 que não exige que o condutor tenha as mãos no volante.
“Quando o BlueCruise é ativado, o sistema controla a direção, a aceleração, a travagem, a posição na faixa de rodagem e as distâncias de segurança em relação ao veículo da frente, monitorizando as marcas rodoviárias, os sinais de velocidade e a evolução das condições de trânsito, desde a velocidade em autoestrada até à imobilização total em engarrafamentos”, explica a Ford em comunicado.
No entanto, apesar de não ser necessário que o condutor coloque as mãos no volante, é preciso que os olhos se fixem na estrada e o Mustang Mach-E tem forma de controlar isso através da colocação de uma câmara virada para o condutor. Esta está colocada no painel de instrumentos e verifica o olhar e a posição da cabeça do condutor, mesmo que estejam a ser utilizados óculos de sol.
Os clientes podem usufruir de um período experimental de 90 dias. Após esse período, a Ford cobra uma subscrição mensal de 24,99 euros.