O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu, esta sexta-feira, um comunicado válido desde as 19h01 de hoje até às 23h59 de sábado onde adianta que, “devido a uma depressão atualmente centrada a Norte da Madeira, o estado do tempo em Portugal continental é caracterizado pela ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, com queda ocasional de granizo“.
“Esta situação deverá prolongar-se ainda durante o dia 16, sábado, com maior impacto nas regiões Centro e Sul, esperando-se depois uma melhoria gradual”, é ainda referido.
O IPMA adianta que “o impacto mais significativo desde o início deste episódio tem sido verificado no Baixo Alentejo e Algarve, onde se têm registado os valores mais significativos de precipitação acumulada”.
Durante a noite de hoje, dia 15, e “nas primeiras horas de dia 16”, a “precipitação mais intensa poderá estender-se também aos distritos de Setúbal e Lisboa e ao interior da região Centro”.
“Continuam a ser expectáveis valores de precipitação da ordem de 10 a 20 mm acumulados numa hora, podendo pontualmente ser registados valores horários de precipitação superiores, embora de forma mais localizada, e com menor probabilidade”, é também vincado, acrescentando-se que “poderão pontualmente ocorrer, nestas regiões, fenómenos extremos de vento”.
O alerta laranja mantém-se nos distritos de Beja e Faro até às 3 horas da madrugada de sábado – passando depois a ‘amarelo’ – de acordo com informações presentes no site do IPMA.
De recordar que, hoje, várias artérias da cidade de Olhão, no distrito de Faro, ficaram alagadas devido à chuva intensa que caiu ao final da manhã com maior incidência no sotavento (este) algarvio, disse fonte da Proteção Civil.
Leia Também: Proteção Civil da Madeira emite recomendações devido ao mau tempo