O programa ‘Juízo Final’ da Sport TV, emitido esta quinta-feira, contou com a análise de vários jogos com casos polémicos nas última semanas, com particular destaque para um penálti mediático que decidiu o Sporting de Braga-Vitória SC (2-1), no acesso à ‘final four’ da Taça da Liga.
Aos 65 minutos, quando o marcador assinalava 1-1 no dérbi do Minho, os arsenalistas ficaram a queixar-se de uma grande penalidade de Toni Borevkovic sobre El Ouazzani, levando o árbitro Fábio Veríssimo a rever as imagens no VAR. O penálti acabou por ser concedido e, à segunda tentativa, já depois de Charles ter defendido fora da linha, Bruma consumou a reviravolta.
Para o vice-presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), trata-se de “um erro claro e óbvio”, lamentando que o árbitro Fábio Veríssimo tenha sido influenciado pelo VAR, comandado por João Pinheiro, quando a sua primeira interpretação até tinha sido a mais correta.
“Esta foi uma intervenção fora do que queremos. O agarrar não é falta, nenhum dos jogadores é impedido de chegar à bola. É um erro claro e óbvio”, começou por dizer.
“Quando o Fábio [Veríssimo] vai ver a imagem, não fica muito convencido. Ele jogou futebol e tem noção do que é marcar um adversário. Fez essa abordagem muito correta. ‘Isto é muito normal!’. O que é estranho é que depois se deixa influenciar pelo João Pinheiro e muda a decisão. Quem ouve isto de forma límpida percebe que o Fábio nunca vai mudar a sua decisão, porque tem a sua consciência de que não é falta. De que não há nada. Depois muda”, atirou de seguida.
Eis o diálogo entre Fábio Veríssimo (árbitro) e João Pinheiro (VAR) no lance mais polémico dos ‘quartos’ da Taça da Liga.
João Pinheiro (VAR): “Recomendo que venhas à zona de revisão ver um possível penálti, por agarrão do Borevkovic, que está a agarrar claramente o jogador do Braga”.
Fábio Veríssimo: “Bora, anda para trás. Já cá estou, João”.
João Pinheiro (VAR): “Okay, estou a mostrar-te”.
Fábio Veríssimo: “Epá, esta é uma jogada normal. Estão os dois com o braço um em cima do outro. Mostra-me lá”.
João Pinheiro (VAR): “Repara só na camisola…”
Fábio Veríssimo: “Tens alguma imagem aproximada? Mais para trás”
João Pinheiro (VAR): “Para mim, está com a camisola totalmente agarrada”.
Fábio Veríssimo: “Mas há uma causa/efeito… O jogador atira-se…”.
João Pinheiro (VAR): “Mas impede de lá chegar, na minha opinião. Tu é que sabes”.
Fábio Veríssimo: “Então cartão amarelo?”.
João Pinheiro (VAR): “É a tua decisão!”.
Fábio Veríssimo: “Qual é o número do jogador?”.
João Pinheiro (VAR): “É o Borevkovic, número 24”.
Fábio Veríssimo: “Okay, vai para a rua o Borevkovic”.
Fábio Veríssimo: “Após revisão, o jogador defensor agarra o atacante. Decisão final, penálti e cartão amarelo”.
Leia Também: “Empurra”. Os áudios do VAR no golo anulado a Samu no FC Porto-Sp. Braga