Wendell está em queda livre no FC Porto. O brasileiro até esteve em alta no início da época com a utilização no duelo diante do Rio Ave, mas desde então que desapareceu das escolhas de Vítor Bruno… ao ponto de somar apenas mais um jogo.
Outrora titular indiscutível na esquerda sob a batuta de Sérgio Conceição, Wendell, que chegou a dizer que ficou triste com a saída do antigo treinador, perdeu a titularidade no lado esquerdo da defesa para Galeno e, mais tarde, Francisco Moura.
E foi mesmo o ex-Famalicão o culpado do eclipse do internacional brasileiro. Até à chegada de Francisco Moura, e com Zaidu também a recuperar de lesão, Wendell ainda discutia com Galeno a titularidade no lado esquerdo da defesa. No entanto, o esquerdino ‘caiu’ por completo dos eleitos dada a boa resposta dada pelo ex-jogador do Sporting de Braga.
Wendell chegou ao FC Porto em 2021 e leva 109 jogos de dragão ao peito© Getty Images
Escassa utilização e uma saída à vista
Afastado dos relvados desde 20 de outubro, quando saiu lesionado da vitória do FC Porto na visita ao Sintrense (0-3), em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, o brasileiro esteve a contas com uma concussão na cabeça quase duas semanas, contraída no início da preparação da receção ao Estoril Praia. Situação que o afastou ainda mais do onze inicial.
O azar de Wendell é que Francisco Moura tem ‘limpado’ de forma impecável a concorrência no lado esquerdo da defesa. Desde que chegou ao Dragão na reta final do mercado de verão, o camisola 74 dos azuis e brancos participou em todos os 13 jogos oficiais em que podia ter participado. O esquerdino foi titular em 12 deles, tendo sido suplente utilizado no jogo ante o Sintrense – foi o substituto do lesionado Wendell.
Com espaço cada vez mais reduzido, o internacional brasileiro, de 31 anos, pode ter a saída do FC Porto como o cenário mais provável. Em final de contrato com os portistas, Wendell pode assinar livremente com qualquer clube já a partir de janeiro. Nos últimos dias, o Cruzeiro foi apontado como destino do camisola 18 dos azuis e brancos.
Caso se confirme a saída de Wendell no próximo verão, pode criar-se um problema para Vítor Bruno. Com Francisco Moura como dono e senhor do lado esquerdo da defesa, os portistas podem ver-se obrigados a ir ao mercado à procura de um reforço para este setor. É que Galeno é uma opção de recurso para esta posição e Zaidu vai saltando entre estar apto para jogar e ‘engordar’ o boletim clínico portista.
Leia Também: Dupla desilusão implica reação. Vêm aí ‘testes de fogo’ para Vítor Bruno