Esta posição foi expressa pelo partido numa resposta enviada às direções dos três canais de televisão, RTP, SIC e TVI, e à qual a Lusa teve acesso, depois de a coligação PSD/CDS-PP ter indicado Nuno Melo e não Luís Montenegro para debater com BE, Livre e PAN nos debates nas televisões.
Os bloquistas reiteram a disponibilidade da coordenadora nacional, Mariana Mortágua, de estar presente num debate com o presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro.
“Se se confirmar a ausência de Luís Montenegro, o Bloco de Esquerda far-se-á representar no debate da RTP1 por um dos cabeças-de-lista”, lê-se na resposta.
Entre os vários cabeças de lista apresentados pelo BE às eleições legislativas de maio estão três fundadores do partido e ex-deputados, Francisco Louçã, Fernando Rosas e Luís Fazenda, que podem assim vir a estar presentes neste debate.
A deputada Marisa Matias será a cabeça de lista pelo Porto e Joana Mortágua, por Setúbal.
Os debates televisivos para as legislativas arrancam em 7 de abril na TVI, com Aliança Democrática (AD) e CDU, e terminam em 28, com transmissão na RTP, SIC e TVI do frente-a-frente entre AD e PS.
Ao todo serão 27 debates, divididos entre os canais de sinal aberto e de cabo, de acordo com o sorteio, aos quais acresce dois debates a realizar pela RTP.
Leia Também: Montenegro distribui cumprimentos no Bolhão mas rejeita estar em campanha