“Se o seu cão esconde a comida, não se preocupe pois não está doente”, tranquiliza a médica veterinária Joana Almeida, num artigo do blogue da Barkyn, esclarecendo que este comportamento “é perfeitamente normal” e está associado ao instinto do animal.
Leia Também: “O luto por um animal de estimação não é visto da mesma forma”
Dedicada ao comportamento e bem-estar animal, a especialista começa por explicar que “o cão foi domesticado, mas ainda mantém alguns comportamentos semelhantes ao seu ancestral”: o lobo. “Estes quando caçam, ficam com uma grande quantidade de comida disponível. Acabam assim por não conseguir ingerir de uma só vez e enterram no solo para que possam comer depois. Há cães com esse instinto mais marcado do que outros.”
“Se o seu cão esconde a comida apenas pontualmente e não há outros comportamentos que demonstrem stress ou ansiedade, não haverá problema”, acrescenta. Por outro lado, “não deve, contudo, estimular ou brincar com a situação. Isso poderá fazer escalar o comportamento de ‘guarda’ e poder dar origem a um comportamento de defesa mais ‘agressivo'”.
Leia Também: Cães na praia? Sim, mas… Cuidados a ter antes, durante e depois