Miranda Sarmento responde “ao Chega cada vez mais socialista”
Natacha Nunes Costa | há 5 minutos
Em resposta aos deputados, Miranda Sarmento começou por responder “ao Chega cada vez mais socialista” que acusam de votar ao lado do PS em matérias fiscais.
“Quem tem política económica socialista é o Chega”, atirou o ministro das Finanças. Por isso, pede que o partido “não ajude a boicotar”, por exemplo, a valorização das carreiras dos bombeiros.
PSD elogia redução de impostos conseguida em “7 meses” de governação
Natacha Nunes Costa | há 23 minutos
Já o PSD elogiou redução de impostos conseguida ao “longo de sete meses” de governação do Executivo de Luís Montenegro, através do deputado Hugo Carneiro.
Chega prevê “crescimento pífio”
Natacha Nunes Costa | há 32 minutos
O Chega prevê que o país tenha “um crescimento pífio” com o primeiro OE do Governo PSD/CDS e questiona o Executivo sobre as taxas de carbono. “Vão ou não descongelá-la?”, atirou o deputado Rui Afonso.
OE2025 é uma “armadilha” e “um favor aos mais ricos”
Natacha Nunes Costa | há 36 minutos
Para o Bloco de Esquerda o OE2025 é “armadilha” e “um favor aos mais ricos”, como por exemplo, aos administradores da Galp.
“Se tem dinheiro de sobra, há sugestões que lhe podemos dar”, atirou Mariana Mortágua, questionado, “pela quarta vez”, onde é que o Governo pretende “tirar profissionais do Estado”.
“Se não alterarmos as políticas vamos manter a governação”
Natacha Nunes Costa | há 39 minutos
A líder parlamentar da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, centrou o seu discurso na descida do IRC, defendendo que “o país precisa de uma descida mais acentuada” do imposto sobre as empresas.
“Se não alterarmos as políticas vamos manter a governação”, realçou, atirando uma questão para Miranda Sarmento: “Como vamos fazer com que o país cresça com a redução de 1% do IRC?”
Governo quer “atirar areia para os olhos”
Natacha Nunes Costa | há 42 minutos
Para o PCP, o Governo está a tentar “atirar areia para os olhos” dos portugueses. Os comunistas querem mais investimento público e estão contra a descida do IRC.
PS acusa ministro das Finanças de “despreocupação”
Natacha Nunes Costa | há 44 minutos
António Mendonça Mendes, do PS, acusou o ministro das Finanças de ter demostrado “despreocupação”, durante o seu discurso de arranque do debate do OE2025, face aos vários indicadores económicos já conhecidos.
“Oposição não deve criticar OE que mantem equilíbrio orçamental”
Natacha Nunes Costa | há 46 minutos
Em síntese, Miranda Sarmento garante, durante a sua intervenção, que “a oposição não deve criticar um Orçamento do Estado que mantem o equilíbrio orçamental, ao mesmo tempo que melhora a vida das pessoas, reforça o Estado social e os serviços públicos e contribui positivamente para a atividade das empresas”.
“Este é um Orçamento bom para a economia e para o país”
Natacha Nunes Costa | há 20 minutos
Começa o debate do OE2025 e cabe ao ministro das Finanças o arranque. Joaquim Miranda Sarmento começou por assegurar que “este é um Orçamento bom para a economia e para o país”.
“Este é o Orçamento de uma governação que procura ser virtuosa, uma governação focada nas reformas e medidas estruturais para aumentar a produtividade e competitividade da economia portuguesa, gerando maior crescimento económico”, sublinhou.
Entre tumultos e impostos, Governo jogou à defesa na 1.ª ‘jornada’ do OE
Notícias ao Minuto | há 1 hora
Recorde aqui todas as incidências do primeiro dia do debate sobre o Orçamento do Estado:
Início de acompanhamento
Notícias ao Minuto | há 1 hora
Bom dia! Iniciamos aqui um novo acompanhamento para o segundo dia de debate do Orçamento do Estado para 2025.