Depois de mais de duas décadas no Brasil, onde já vai na 24.ª edição e conta com mais de 1100 ‘butecos’, o concurso Tascando ‘aterra’ em Portugal. Lisboa e Porto vão receber, pela primeira vez, esta iniciativa, que visa premiar as melhores tascas portuguesas e promover a gastronomia típica portuguesa.

Miguel Moreira, coordenador do Tascando, congratula-se pela chegada do concurso a Portugal. “É com enorme entusiasmo que anunciamos a primeira edição do Tascando em Portugal. Este é o concurso que procura enaltecer os sabores com que todos crescemos e a gastronomia portuguesa na sua globalidade. A adesão das diferentes tascas, em Lisboa e no Porto, foi notável e contamos com um júri com muita experiência, bem como com todos os participantes para fazerem desta iniciativa algo memorável e que perdure”, afirmou em comunicado.

Leia Também: Cotidiano tem nova morada em Lisboa com brunch instagramável

“Queremos que esta primeira edição crie o tónico para que olhemos para as tascas como peças fundamentais na dinâmica gastronómica portuguesa e, desta maneira, as valorizemos como ponto essencial de convívio com amigos e família”, acrescenta, salientando que “uma parte da nossa alma e cultura está refletida nestes espaços e é nossa obrigação contribuir para a preservação dos mesmos”. “Esperamos que esta primeira edição seja um sucesso por termos a participação do público, termos connosco um júri conceituado e, especialmente, 40 tascas ávidas de mostrar o porquê de serem as melhores em Portugal.”

O concurso desafia os estabelecimentos típicos a desenvolverem o seu melhor prato ou petisco e a competir pelo primeiro lugar de melhor tasca. Com o mote, ‘Quem não tasca não petisca’, terá, além do público participante, um júri composto por mais de 40 pessoas, entre elas especialistas da área e jornalistas que acompanham o setor da gastronomia, e que irá avaliar as 40 tascas inscritas nas duas cidades. 

Leia Também: Há um novo brunch com música ao vivo no coração de Lisboa

O atendimento, a temperatura da bebida, a higiene do estabelecimento e, naturalmente, o próprio petisco ou prato são alguns parâmetros da avaliação. Assim, o prato terá 70% do peso da pontuação e as outras categorias terão um peso de 10% cada uma. O júri e o público terão, cada um, 50% do peso dos votos, sendo que o voto popular será através de urnas presentes nas 40 tascas aderentes, onde poderão avaliar todas as tascas visitadas.

O concurso vai ter início já este mês. Para conhecer as tascas a concurso, basta clicar aqui.

Os participantes de Lisboa e do Porto© Tascando

Leia Também: O Local – Your Healthy Kitchen tem novos pratos para experimentar

Compartilhar
Exit mobile version