Na grande maioria dos casos, a reação alérgica causada pela urticária desaparece em 24 horas. Noutras situações, poderá manter-se por dias ou até semanas. Esta terça-feira, 1 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Urticária. Sabe o que pode levar a esta reação alérgica?

 

A urticária “trata-se de uma reação alérgica, com libertação de histamina e outras substâncias inflamatórias no sangue, ocasionando reação cutânea e/ou sistémica que pode culminar no choque anafilático”, revela a médica Ana Barata Feio num artigo publicado no ‘website’ do grupo Lusíadas Saúde.

Já o ‘website’ da Harvard Medical School revela alguns dos fatores que podem levar a este tipo de reação na pele.

“Fatores físicos como calor, frio, exercício, luz solar, stress, pressão numa área da pele, aumento repentino a temperatura corporal, devido a febre ou a um banho quente, ou de um produto químico irritante”, são algumas das causas a ter em conta.

Também o pólen, pelos de animais, picadas de insetos e a ingestão de alimentos são outros dos motivos que levam à urticária. Pode ser provocada por nozes, peixes e mariscos, laticínios, amendoim, mas também por medicamentos, como a aspirina.

“A urticária é uma situação muito frequente, estimando-se que 15% a 25% da população em algum momento da sua vida sofra deste problema”, continua Ana Barata Feio.

Leia Também: O tipo de alimento que deixa a pele bonita e mantém o intestino saudável

Compartilhar
Exit mobile version