A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) vai investir cerca de quatro milhões de euros na ampliação do Centro Social de Silveiros. A infraestrutura vai passar a ter capacidade para albergar 75 pessoas idosas em estrutura residencial, 84 crianças em creche e 25 em pré-escolar (poderá ir até 50), para além de apoiar, ao domicílio, 40 pessoas.
Para Nuno Reis, provedor da SCMB, trata-se do “maior investimento” feito ao longo dos 524 anos de história da instituição. “Num momento contracorrente, difícil e desafiante – desde logo, do ponto de vista económico e social -, não podemos deixar de fazer aquilo que tem de ser feito, dando resposta às necessidades da comunidade, procurando utilizar de forma ainda mais criteriosa recursos que são escassos, aproveitando oportunidades de investimento que possam surgir”, destacou.
A obra vai prolongar-se ao longo dos próximos dois anos e culminará “num centro social melhor, requalificado, alargado na resposta social que presta e numa Santa Casa com melhor sustentabilidade e capacidade de dar resposta, não apenas às necessidades desta zona do concelho, mas também da região”, rematou Nuno Reis.
A obra de ampliação representa um investimento da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos de cerca de 2 milhões de euros, sendo o restante proveniente do Fundo Rainha D. Leonor e do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.