É preciso dizê-lo com todas as letras: a linha de metrobus da Boavista é um autêntico desperdício de dinheiros públicos! Porque, na Av. do Marechal Gomes da Costa, não teremos metrobus (que como se sabe, é, por definição, um transporte em canal dedicado). O que teremos é um autocarro sem sequer ter um corredor bus, ou seja, um autocarro a circular no meio de carros! Mas, para o efeito, gastaremos centenas de milhares de euros a deslocalizar o monumento ao empresário! E, como face ao investimento inicialmente previsto, sobravam uns milhões de euros e o que importa é “executar o PRR”, decidiram levar o metrobus até à rotunda da Anémona. Percurso que, sabe-se, tem procura reduzida para baixo da Fonte da Moura e cujos ganhos, em tempo, quando comparados com o transporte público normal, não serão significativos.
Perante isto, esperava-se que a Câmara do Porto, que não leva o problema a discussão nos órgãos autárquicos, soubesse o que pretende para a cidade e que o afirmasse. Mas Rui Moreira já não tem a cabeça no Porto, inebriado com a miríade de promessas que lhe fazem para cargos futuros……
Por isso custou vê-lo, mansinho e subalterno, perante o presidente da Metro, a caucionar obras de um investimento que mais não é do que gastar dinheiros públicos sem acautelar os verdadeiros interesses da população e da mobilidade da cidade… Quando, há apenas dois meses, clamava que, face ao atraso das obras do metro, estávamos perante “uma disrupção do normal funcionamento da cidade”, pelo que as obras do metrobus “não poderão ser concomitantes com as obras ainda em curso”…… Mas, se os presidentes de câmara passam, os erros urbanísticos perduram. E isso é o que verdadeiramente me preocupa.
*Deputado municipal