A Câmara Municipal de Monção divulgou, esta terça-feira, uma nota de pesar, lamentando “profundamente” o falecimento de Evaristo Cardoso, antigo chef da seleção nacional de futebol e proprietário do emblemático restaurante “Solar dos Presuntos”, em Lisboa.
A autarquia expressa “sentidas condolências à sua esposa, Dona Graça, aos filhos, netos e restante família” do monçanense.
“Neste momento de enorme tristeza e consternação, registamos a enorme admiração e apreço por Evaristo Cardoso, um dos mais prestigiados e reputados chefs nacionais que contribuiu, de forma decisiva, para o desenvolvimento e afirmação da culinária monçanense e portuguesa”, escreve o município, considerando Evaristo Cardoso, um “verdadeiro embaixador” da gastronomia de Monção em Lisboa.
“O percurso pessoal e profissional de Evaristo Cardoso honra os pergaminhos da nossa gastronomia e orgulha todos os monçanenses”, indica a nota de pesar, onde se refere que este foi em 2018 “padrinho da candidatura vencedora do ‘Cordeiro à Moda de Monção’, no concurso ‘7 Maravilhas da Gastronomia Nacional'”.
Evaristo Cardoso, nascido na vila de Monção, foi declarado cidadão de mérito daquele município em 2004 e, em fevereiro passado, por ocasião do seu 80º aniversário, foi distinguido com a Comenda da Ordem de Mérito Empresarial, atribuída pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Evaristo Cardoso “colecionou distinções” com o restaurante “Solar dos Presuntos” em Lisboa, que abriu em 30 de outubro de 1974.
O velório realiza-se esta terça-feira na Igreja de São José, a partir das 19 horas, e a missa decorre na quarta-feira, pelas 11 horas. O corpo segue depois para Monção, onde será sepultado.