Segundo uma nota da Comissão Europeia, esta operação de ajuda humanitária consiste em 240 toneladas de bens recolhidos pela organização de caridade “Human Smile”, com sede em Bruxelas, incluindo artigos de higiene, colchões, sacos-cama e almofadas, bem como leite em pó para recém-nascidos e outros bens para os palestinianos necessitados.

A Comissão Europeia está a apoiar esta entrega garantindo os custos de transporte.

O carregamento vai ser transportado para a Jordânia por via marítima e entregue à organização Caridade Haxemita da Jordânia, antes de ser conduzida para Gaza.

“Esta nova entrega vem juntar-se às mais de 2.600 toneladas métricas transportadas até à data pelos 55 voos da ponte aérea humanitária da União Europeia, que transportaram fornecimentos vitais fornecidos pelos parceiros humanitários e pelos Estados-Membros” do bloco europeu.

No mesmo comunicado, o comissário responsável pela Gestão de Crises, Janez Lenarcic congratulou-se com a “iniciativa conjunta com a Bélgica e a cidade de Bruxelas”.

“Para fazer face a uma crise tão dramática, temos de explorar novas formas de trabalhar em conjunto para aliviar o sofrimento dos civis em Gaza. É essencial que todas as vias terrestres de ajuda a Gaza sejam. Exorto todas as partes a permitirem um acesso humanitário rápido e sem entraves a Gaza”, disse Lenarcic.

Os detalhes sobre a entrada deste novo carregamento ajuda humanitária no enclave palestiniano não foram especificados.  

De acordo com o Hamas, que controla Gaza, a operação militar de Israel em Gaza fez mais de 37.700 mortos desde outubro do ano passado.

A campanha militar de Israel foi desencadeada após o ataque do Hamas contra território israelita e que fez 1.200 mortos, a 07 de outubro de 2023.

Segundo as Nações Unidas e organizações não-governamentais a situação humanitária em Gaza agrava-se diariamente devido à guerra e à falta de ajuda humanitária e cuidados médicos. 

Leia Também: Ex-primeiro-ministro Ehud Olmert acusa Netanyahu de destruir Israel

Compartilhar
Exit mobile version