Numa nota divulgada hoje, Lisandra Flach, diretora do Centro Ifo de Economia Internacional, argumenta que “a eleição de Trump como Presidente dos EUA exige respostas da Europa”.
“Um aprofundamento do mercado único, especialmente em relação aos serviços, poderia aumentar o peso económico da UE e tornar a UE mais atraente para as empresas dos EUA”, afirma a especialista.
Para o Ifo, a expansão do mercado único de serviços da UE pode aumentar permanentemente o valor acrescentado bruto na Europa em 2,3% ou 353 mil milhões de euros.
“A remoção de barreiras no mercado único de serviços da UE aumentaria o valor acrescentado bruto de todos os Estados-membros”, nota o instituto, sendo que, em termos absolutos, os maiores aumentos seriam na Alemanha (mais 67,8 mil milhões de euros), França (mais 37,8 mil milhões de euros) e Irlanda (mais 29,9 mil milhões de euros).
O republicano Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, tendo superado os 270 votos necessários no colégio eleitoral.
Leia Também: Antigo chefe da OMC pede “frente unida” de UE e China contra protecionismo de Trump