Sim, leu bem. Investigadores criaram um questionário para uso doméstico que identifica rapidamente o risco de ataque cardíaco. Já foi comprovada a eficácia do teste e, segundo os investigadores, tem o mesmo nível de exatidão que as análises ao sangue e a medição da tensão arterial.

“Muitas das pessoas que sofrem ataques cardíacos são aparentemente saudáveis e assintomáticas, mas têm depósitos de gordura nas artérias coronárias, conhecidos como aterosclerose”, explica Göran Bergström, o autor principal do estudo, em comunicado. 

Leia Também: O seu coração agradece que aposte mais nestas seis vitaminas

Felizmente, “o teste permite identificar quase dois terços das pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 64 anos que têm aterosclerose coronária significativa e que, por conseguinte, correm um risco elevado de doença cardiovascular”, acrescenta. 

Como funciona este teste revolucionário? É composto por 14 perguntas que demoram entre cinco a oito minutos a responder. Tratam-se de questões relacionadas com fatores como a idade, o sexo, o peso, o perímetro da cintura, o tabagismo, a hipertensão arterial, as gorduras elevadas no sangue, a diabetes e o histórico familiar de doenças cardiovasculares.

Para testar a eficácia do teste, os investigadores realizaram um estudo, onde participaram mais de 20 mil indivíduos, e cujos resultados foram publicados na Journal of the American Heart Association, Graças a isso, concluíram que ao combinar a informação das respostas num algoritmo especial, o teste doméstico pode detetar 65% dos indivíduos com maior risco de doença cardiovascular.

Leia Também: Gosta de morangos? Podem ser ótimos para a saúde do coração, diz estudo

Compartilhar
Exit mobile version