“Atualmente estamos em cinco geografias, somos uma empresa que até agora aposta mais no sul da Europa por uma questão de proximidade cultural e geográfica”, afirmou Vasco Portugal, cofundador da Sensei.

 

“Nesta fase acho que é muito importante reforçar o nosso posicionamento neste espaço de lojas autónomas na Europa, sendo que temos concorrentes dos EUA e Israel”, entre outros, prosseguiu.

O gestor apontou que é “importante” para a Sensei ser uma “empresa relevante” na área de lojas autónomas no mercado europeu.

Isso “passa por estar em geografias importantes”, nomeadamente no centro e norte da Europa, onde se inclui o Benelux ou o Reino Unido, “onde efetivamente existem retalhos globais de marcas que nos darão grande visibilidade”, acrescentou.

O objetivo é “não só reforçar a nossa presença nas geografias onde estamos, mas efetivamente entrar nesses mercados”.

Está também prevista a abertura da maior loja autónoma do mundo, que acontecerá até junho do próximo ano, mas Vasco Portugal preferiu não adiantar para já onde, nem a dimensão da mesma.

Sobre isso “não posso dizer, será notícia quando abrir, (…) segundo a nossa estratégia terá que ser na Europa”, referiu, apesar da Sensei também ter presença na América Latina.

Liderada pela portuguesa BlueCrow Capital, e com a participação da Lince Capital, da Explorer Investments, e do fundo de investimento latino-americano Kamay Ventures, que pertence à Coca-cola Company e ao grupo Arcor, esta ronda vai permitir à Sensei crescer dentro dos mercados de Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil, onde já marca presença, e acelerar a expansão europeia.

O financiamento captado vai permitir o reforço da equipa em 30% no próximo semestre.

“Atualmente somos 74 pessoas”, acrescentou, referindo que a empresa tem vindo a contratar e que nos próximos meses, até ao final do ano, “vai ter um salto maior em termos de recrutamento, muito por via da estratégia”, reforçando “muito” a equipa comercial e a da área de operações para capacitar a tecnológica para “escalar e ser capaz de entrar em novas geografias e operá-las também”.

Questionado como gostaria de ver a empresa dentro de dois anos, Vasco Portugal disse que gostaria de vê-la como “um dos ‘players’ mais relevantes” do setor na Europa.

“Acho que esse seria o nosso grande objetivo, ser a empresa líder de lojas autónomas na Europa” nos próximos “dois a três anos”, concluiu.

A acompanhar a ronda, com um reforço de capital, estiveram também a Techstars Ventures, fundo de investimento americano, e a Metro AG, multinacional alemã que opera lojas ‘cash&carry’ em mais de 58 países, investidores da Sensei desde a ronda ‘Pre-seed’, em 2017, segundo a empresa.

Também se juntaram Diogo Mónica, presidente do unicórnio americano Anchorage Digital, e João Graça, fundador e CTO da Unbabel, como ‘business angels’.

A tecnológica Sensei foi a primeira a inaugurar lojas totalmente autónomas na Europa e no Brasil, utilizando uma infraestrutura que combina a inteligência artificial (IA), visão computacional e fusão de sensores numa loja de retalho, aumentando a eficiência operacional e reduzindo os custos dos retalhistas.

Foi fundada em 2017 por Vasco Portugal, Joana Rafael, Nuno Moutinho e Paulo Carreira e já angariou um total de 21 milhões de euros em financiamento de capital de risco, de acordo com a empresa.

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