A Suécia nomeou Maria Malmer Stenergard como ministra dos Negócios Estrangeiros, na sequência da demissão de Tobias Billstrom, na semana passada, segundo o jornal Politico.
Até à data, Stenergard, que é membro do Partido Conservador do primeiro-ministro Ulf Kristensson, ocupava o cargo de ministra das Migrações sueca.
Além da nova ministra dos Negócios Estrangeiros, Kristensson anunciou também que Jessica Rosencrantz foi nomeada a nova ministra da União Europeia da Suécia, substituindo Jessika Roswall, que foi nomeada a próxima comissária europeia do país.
Na semana passada, Tobias Billstrom, anunciou que iria deixar o cargo de ministro de Negócios Estrangeiro. Numa declaração nas redes sociais, o responsável revelou que iria “abandonar completamente a política”, deixando, assim, também o seu lugar no parlamento sueco.
“Foi com um misto de tristeza e orgulho que informei hoje o primeiro-ministro de que deixarei o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros na abertura do Parlamento, na terça-feira”, começou por referir na rede social X.
“Pela minha parte, vou abandonar completamente a política. Isto significa que deixo também o meu lugar no parlamento. O que vou fazer a seguir ainda está em aberto. Mas tenho apenas 50 anos e espero poder dar o meu contributo e trabalhar arduamente noutros contextos em que o meu empenhamento se revele adequado”, acrescentou.
Det är med en blandning av vemod och stolthet som jag idag har meddelat statsministern att jag i samband med riksdagens öppnande på tisdag lämnar posten som utrikesminister.
Det har inte varit ett enkelt beslut men något som jag har tänkt på och processat under en tid. Jag har…
— Tobias Billström (@TobiasBillstrom) September 4, 2024
Tobias Billstrom assumiu o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia em outubro de 2022, substituindo Ulf Kristersson, que foi eleito primeiro-ministro.
Leia Também: Suécia anuncia 400 milhões de euros de ajuda militar a Kyiv