Oito jornadas, oito vitórias. O Sporting demonstrou, ao início da noite deste sábado, que não se deixou afetar minimamente pelo empate concedido perante o PSV, e regressou aos triunfos, ao receber e bater o Casa Pia, por 2-0, à ‘boleia’ dos golos de Daniel Bragança e Viktor Gyokeres, a fechar a primeira e a segunda parte.

 

Os leões partem, assim, para a pausa para compromissos internacionais confortavelmente na primeira posição da I Liga, e ficam a aguardar, de cadeirão, àquilo que os principais rivais, FC Porto e Benfica, serão capazes de fazer, no domingo, nos (difíceis) duelos com Sporting de Braga e Nacional, respetivamente.

Casa (Pia) trancada? Daniel resolve

Foi um Casa Pia de ‘tração’ traseira aquele que se apresentou em Alvalade, assente numa linha de cinco defesas que, mais frequentemente, se transformava numa de seis, visto que Gaizka Larrazabal, aposta numa posição mais adiantada do campo, recuava para ajudar os companheiros, quando a equipa não tinha a bola.

Os gansos preocuparam-se em ‘trancar’ todos os caminhos possíveis dos leões para, aqui e ali, explorar uma transição rápida, e foi, precisamente, isso que sucedeu, logo ao segundo minuto, quando estes aproveitaram um erro de Eduardo Quaresma para partirem para o ataque, onde Max Svensson obrigou Franco Israel a uma bela defesa.

Daí em diante, o emblema verde e branco instalou-se no último terço do relvado, com domínio total no que à posse de bola diz respeito, de tal maneira que os primeiros sinais de perigo só surgiram com remates de meia distância, nomeadamente, de Maxi Araújo e Conrad Harder, que passaram a centímetros da baliza.

O guarda-redes dos visitantes, Patrick Sequeira não teve, na verdade, de intervir, no primeiro tempo… isto, a não ser para impedir o natural desenrolar do jogo, com constantes queixas físicas. Uma estratégia que, no entanto, caiu por terra, aos 39 minutos, quando Daniel Bragança marcou, após uma iniciativa individual de Francisco Trincão.

Gyokeres pode respirar de alívio

Rúben Amorim sabia que, para, pelo menos, segurar a vantagem, a única solução era ter bola no pé, pelo que, ao intervalo, surpreendeu, ao retirar Conrad Harder para lançar Hidemasa Morita. Aliás, apenas dez minutos depois de entrar, o internacional japonês teve tudo para marcar, mas, isolado, permitiu a defesa de Patrick Sequeira.

Aos 66 minutos, Francisco Trincão voltou a fazer das suas, desta feita, ao acertar em cheio na barra. O golo da tranquilidade tardava em surgir, e o Casa Pia foi acreditando que ainda era possível dar um ‘ar de sua graça’. No entanto, viu as esperanças caírem por terra, quando, aos 80 minutos, Viktor Gyokeres converteu uma grande penalidade que o próprio conquistou.

Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting, líder, passa a somar 24 pontos conquistados em 24 possíveis, mais seis do que o segundo classificado, o FC Porto, e mais oito do que o terceiro, o Benfica, que ainda vão defrontar Sporting de Braga e Nacional, respetivamente. Já o Casa Pia, mantém-se com oito pontos, pelo que mora no 11.º lugar.

Momento de jogo: O Casa Pia causou sérias dificuldades ao Sporting, não pela maneira como (não) atacou, mas sim pela forma como defendeu. Os minutos passavam e não se vislumbrava maneira de esta ‘muralha’ se desfazer, até que, à beira do apito para o intervalo, Daniel Bragança surgiu no local certo, abrir o marcador.

Onzes

Sporting: Franco Israel; Geny Catamo, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Maxi Araújo; Morten Hjulmand, Daniel Bragança; Francisco Trincão, Conrad Harder e Viktor Gyokeres

Casa Pia: Patrick Sequeira; André Geraldes, João Goulart, Ruben Kluivert, Nermin Zolotic, Leonardo Lelo; Rafael Brito, Andrian Kraev; Max Svensson, Larrazabal e Cassiano.

Antevisão

Depois de ter somado o primeiro ‘amargo de boca’, na Liga dos Campeões, ao não ter conseguido ir além de um empate a uma bola, na visita ao PSV, num jogo marcado por diversas ‘escorregadelas’ (literais), o Sporting procurará, este sábado, regressar às vitórias.

Pela frente, terá o Casa Pia, uma equipa que também não vem de um momento propriamente feliz, visto que somou por igualdades as duas últimas partidas, perante Gil Vicente e Vitória SC, pelo que está ‘sedento’ de triunfos.

Os leões recorde-se, ocupam a liderança isolada da I Liga, com 21 pontos conquistados em 21 possíveis. Quanto aos gansos, são oitavos classificados, com oitos pontos, tantos quanto Rio Ave (que, na véspera, empatou com o Famalicão), AVS e Moreirense.

O Sporting-Casa Pia irá contar com a arbitragem de Miguel Nogueira, juiz da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Casa Pia: Deslize na Champions afeta invencibilidade leonina?

Compartilhar
Exit mobile version