Os rivais lisboetas entraram da melhor forma na renovada ‘Champions’, disputada por 36 clubes, numa classificação conjunta, com os ‘leões’ a vencerem por 2-0 na receção ao Lille e as ‘águias’ a imporem-se por 2-1 no terreno do Estrela Vermelha.

 

O campeão nacional disputa na terça-feira, nos Países Baixos, o primeiro jogo na condição de visitante — que o levará ainda aos estádios de Leipzig, Club Brugge e Sturm Graz –, enquanto o vice-campeão se vai estrear no dia seguinte perante o seu público, antes de receber também FC Barcelona, Bolonha e Feyenoord.

Com cada equipa a disputar oito jogos (quatro em casa e quatro fora), o Sporting enfrentará adversários mais complicados quando regressar a Alvalade, onde vai receber Manchester City, Arsenal e Bolonha, e o Benfica também não encontrará as facilidades de Belgrado nas visitas aos redutos de Bayern Munique, Juventus e Mónaco.

Líder isolado da I Liga, o Sporting é uma equipa em estado de graça, com um percurso 100% vitorioso após o desaire na Supertaça portuguesa, no primeiro jogo oficial da temporada, que perdeu por 4-3 frente ao FC Porto, após prolongamento, depois de ter estado a vencer por 3-0.

A equipa treinada por Rúben Amorim continua a beneficiar do instinto goleador do avançado sueco Viktor Gyökeres, melhor marcador destacado do campeonato, com 10 golos, e autor do primeiro tento no triunfo sobre o Lille, tendo o defesa belga Debast fechado a contagem.

O PSV também entrou com o ‘pé esquerdo’ em 2024/25, ao perder a Supertaça dos Países Baixos para o Feyenoord, mas, depois disso, a série triunfante que o colocou na liderança da Liga neerlandesa (também só com triunfos) apenas foi interrompida no arranque da Liga dos Campeões, ao perder por 3-1 no estádio da Juventus.

O Benfica viveu um início de época muito mais atribulado e que já envolveu a mudança de treinador, com Bruno Lage a substituir o alemão Roger Schmidt. A mudança parece estar a resultar, uma vez que os ‘encarnados’ venceram todos os jogos sob o comando do novo técnico, entre os quais com o Estrela Vermelha.

O vice-campão português entrou a todo gás na capital sérvia, no segundo encontro sob a orientação de Bruno Lage, e à passagem da meia hora já vencia por 2-0, com golos dos turcos Aktürkoglu e Kökçü, de pouco valendo aos anfitriões o tento tardio do luso-angolano Milson.

Na quarta-feira, o confronto entre o atual segundo classificado da Liga portuguesa e o terceiro da espanhola, no Estádio da Luz, vai opor igualmente dois vencedores da jornada inaugural da Liga dos Campeões, uma vez que os espanhóis se superiorizaram na receção ao Leipzig pela mesma margem (2-1).

O jogo grande da segunda ronda opõe Arsenal e Paris Saint-Germain – que nunca venceram a mais importante prova europeia de clubes -, na terça-feira, dia em que o AC Milan, treinado por Paulo Fonseca, se desloca ao recinto do Bayer Leverkusen, enquanto o Real Madrid, detentor do troféu, visita na quarta-feira o Lille.

Compartilhar
Exit mobile version