De acordo com um comunicado do Exército israelita divulgado através do portal oficial das Forças Armadas, a vítima mortal tinha o posto de capitão e era comandante da unidade de franco atiradores da Brigada Kfir, que opera na zona de Jenin. 

Segundo o jornal israelita Haaretz, o veículo militar em que seguiam os soldados foi atingido por uma bomba que se encontrava enterrada numa rua da cidade sendo que o veículo de apoio que foi mandado para o local foi alvo da explosão de um segundo engenho explosivo. 

Fontes médicas palestinianas citadas pela agência WAFA indicaram que um cidadão palestiniano ficou ferido após ter sido atingido a tiro pelos militares israelitas durante a operação que ainda decorre em várias zonas do centro da cidade, junto a um campo de refugiados. 

Jenin tem sido alvo de várias operações militares de Israel desde o ano passado, mas as ações das Forças Armadas intensificaram-se depois do início da campanha contra o movimento palestiniano islamita Hamas em Gaza, em outubro do ano passado.

Na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental morreram em ações militares israelitas 520 cidadãos palestinianos desde 07 de outubro de 2023, data do ataque do Hamas em solo israelita que provocou a campanha de grande escala em Gaza.  

Segundo Israel, nos campos de refugiados da Cisjordânia estão ativas células de grupos palestinianos armados como o Hamas e a Jihad Islâmica. 

Leia Também: Pelo menos 536 palestinianos mortos na Cisjordânia desde 07 de outubro

Compartilhar
Exit mobile version