Uma rouquidão que persiste por mais de três semanas é um sinal de alerta que o deve levar a procurar um médico. “A laringe é um órgão que pertence à cervical e é por ela que entra o oxigénio para chegar aos pulmões. É um órgão muscular e de fonação. Por isso, ter um cancro em estado avançado pode comprometer a fala e a respiração”, explica o oncologista Rodrigo Nery, em entrevista ao Metrópoles.

 

Leia Também: Atenção a estes sintomas de cancro do sangue (podem passar despercebidos)

Nas fases mais avançadas da doença, a compressão da laringe pelo tumor pode causar um som agudo ou ruído ao respirar, embora isso não seja frequente. Entre os principais sintomas do cancro da laringe estão rouquidão ou alterações na voz; dificuldade para engolir alimentos; uma sensação de algo preso na garganta; dor persistente na garganta ou ouvido; tosse persistente ou falta de ar; e problemas respiratórios. Outros sinais de alerta incluem mau hálito, perda de peso inexplicável ou fadiga.

Ao jornal Metrópoles, o cirurgião oncológico José Guilherme Vartanian, coordenador da Comissão de Cabeça e Pescoço da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, explica que, “embora estes sinais possam não estar diretamente relacionados ao cancro de laringe, é crucial ficar atento e procurar um médico especialista para uma avaliação precisa ao notar qualquer alteração suspeita”.

Leia Também: Vacina mostra resultados promissores contra cancro em estado avançado

Compartilhar
Exit mobile version