Seja mais recente ou mais antigo, quando se compra um automóvel usado é preciso ter atenção aos detalhes e os quilómetros presentes no odómetro é um deles.

 

São muitos os veículos cujos quilómetros são alterados e não são apenas os mais antigos, como alerta a carVertical, que dá alguns conselhos a quem pensa comprar um usado.

Peças com desgaste significativo podem indiciar uma quilometragem real mais elevada do que aquela que é publicitada. Travões a chiar, volante a fazer barulho, ou uma embraiagem difícil de pressionar podem significar que o veículo percorreu mais quilómetros do que o indicado.

É necessário também ter cuidado com os veículos importados. “Embora a importação de automóveis aumente as opções de compra, os veículos importados do estrangeiro nem sempre estão em bom estado. Os automóveis importados têm 3 vezes mais probabilidades de ter quilometragem manipulada. Por isso, verificar o histórico do automóvel reduz a possibilidade de cair em esquemas fraudulentos”, alerta Matas Buzelis, especialista em automóveis da carVertical.

O interior de um automóvel também pode indicar que ele não percorreu tão poucos quilómetros. Logicamente, quanto mais o veículo for utilizado, maior será a probabilidade de o seu interior estar desgastado. “O desgaste do volante, da manete das mudanças, e dos pedais indica, normalmente, que o veículo já percorreu dezenas de milhares de quilómetros. O mau estado dos bancos também pode sugerir que o veículo foi utilizado de forma intensiva”, explica a carVertical.

Para ajudar a tirar dúvidas

Se pretende adquirir um carro usado e quer certificar-se de que os quilómetros são reais, há também certos passos que o podem ajudar.

Primeiro, no IMT existe a possibilidade de pedir uma certidão com os quilómetros registados de qualquer automóvel. Basta apenas saber a matrícula e pedir os dados relativos ao veículo – o proprietário nem sequer terá conhecimento de que o fez. Este pedido tem um custo de 30 euros (27 se fizer o pedido online) e fica com as quilometragens anotadas de cada uma das inspeções obrigatórias realizadas pelo automóvel.

No caso de querer saber informações ao nível da quilometragem de um carro importado, o melhor a fazer é aceder a dois websites: www.autodna.com e o www.uk.vin-info.com. Aqui, a obtenção dos reais quilómetros do automóvel consegue-se a partir do VIN (Vehicle Identification Number), que é o número do quadro do carro que está no Documento Único Automóvel, e custa cerca de 10 euros. Através do VIN conseguirá também saber quantos proprietários já teve a viatura e até se esteve envolvida em acidentes.

Compartilhar
Exit mobile version