“O nascimento de um filho é um momento de grande felicidade. Desde o primeiro dente do bebé até às suas primeiras palavras, são vários os marcos ao longo do seu crescimento que fazem qualquer mãe ficar orgulhosa. Contudo, o pós-parto pode também ser um período acompanhado por algumas alterações físicas e psicológicas para a mulher, que a podem fazer sentir-se menos confiante e saudável, impedindo que desfrute na plenitude estes momentos”, afirma a médica dentista Sara Pestana, da Malo Clinic Funchal, em comunicado, destacando a importância dos cuidados orais na maternidade.

Assim, para assinalar o Dia da Mãe, a 5 de maio, Sara Pestana revela cinco cuidados orais a ter após a gravidez para desfrutar da maternidade em pleno.

A saber:

1- Utilize uma escova de dentes com cerdas macias para as gengivas e uma pasta com flúor

Durante a gravidez, as alterações hormonais podem provocar a inflamação das gengivas, com o inchaço e aumento da sensibilidade ou o sangramento durante a escovagem. Para tratar esta condição, é recomendado que as mães mantenham os hábitos de higiene oral após o parto, escovando os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias. Além disto, devem usar uma pasta de dentes com flúor, para prevenir o desgaste dentário.

Leia Também: Basta adotar dois hábitos para ganhar cinco anos de vida, diz estudo

2- Use goteiras oclusais personalizadas

As alterações hormonais na gravidez têm impactos não só físicos, mas também psicológicos na mãe. Algumas destas mudanças levam ao aumento do stress, que pode causar ou agravar o bruxismo, ou seja, o ato de ranger ou apertar os dentes, muitas vezes durante o sono. Para reduzir os efeitos deste comportamento – que pode perdurar mesmo após a gravidez – são recomendadas goteiras oclusais personalizadas, que previnem o desgaste dentário e o desconforto.

3- Mantenha a hidratação

Durante o período de amamentação, a mãe liberta muita água do corpo, o que leva, em certos casos, à diminuição da saliva e consequente sensação de boca ou garganta secas. Esta redução do fluxo salivar pode aumentar o risco de cáries dentárias e outros problemas orais, pelo que é importante manter o corpo e a boca hidratados, ingerindo pelo menos dois litros de água por dia

Leia Também: Respire fundo. Estudo conclui que sentir raiva faz (muito) mal ao coração

4- Recupere o sorriso

As alterações hormonais da gravidez podem aumentar o risco de cáries, erosão dentária e fraturas, consequências que persistem no pós-parto causando desconforto ou até insegurança com o sorriso. A reabilitação de dentes com alteração de forma ou perda de estrutura através de facetas ou coroas dentárias pode ser, assim, a solução, restabelecendo a confiança e bem-estar da mãe.

5- Encurte o intervalo entre consultas com o médico dentista ou higienista oral

Ao consultar com maior regularidade o médico dentista, a mãe poderá acompanhar de forma mais rigorosa o estado da sua saúde oral, prevenindo problemas e garantindo a harmonia do sorriso. Assim, certifica-se de que a saúde da sua boca está em dia e poderá ficar mais confiante e desfrutar da maternidade sem preocupações acrescidas.

Leia Também: Nutricionista ensina a perder peso rapidamente (sem passar fome e sofrer)

Compartilhar
Exit mobile version