A empreitada tem uma duração prevista de 240 dias, acrescenta a nota de imprensa da câmara do distrito do Porto, que assinala a importância da obra para “acabar com um dos principais pontos negros de circulação no concelho”.

Fonte da autarquia explicou à Lusa que denominação “pontos negros” deve-se “à elevada sinistralidade neste entroncamento e à demora na fluidez do trânsito provocada pelas dificuldades de entrada na EN105 a partir da EM644”.

“Esta obra terá um impacto mais alargado, pois por este entroncamento passa trânsito proveniente (ou que segue no sentido), por exemplo, de Vila das Aves ou Guimarães”, acrescentou a fonte.

Diariamente, no “cruzamento do Autoni”, como é conhecido em Santo Tirso, passam, assinala o presidente da autarquia, Alberto Costa, “cerca de nove mil veículos, sendo bastante difícil a entrada do tráfego proveniente da EM644 na EN105, o que constitui um risco elevado em ambos os sentidos”.

Além da rotunda, a obra vai envolver a “criação de passeios pedonais em ambos os sentidos e em toda a extensão do entroncamento”, será, também, “aplicado novo pavimento, com melhores condições de atrito e de aderência” e haverá “uma melhoria substancial da iluminação, aumentando a visibilidade e, consequentemente, a segurança rodoviária à noite”, prossegue a nota de imprensa.

A empreitada prevê também “um arranjo paisagístico integrado e concretizadas intervenções ao nível da drenagem de águas residuais, prolongamento da rede de distribuição de água na área de intervenção e reformulação completa do sistema de sinalização, entre outras”, lê-se ainda.

Neste cenário, a partir de segunda-feira será necessário o condicionamento do trânsito no entroncamento da EN105 com a EM644, que deverá prolongar-se por 240 dias, indica o município.

Leia Também: Operação Pretoriano. Seis arguidos já saíram em liberdade

Compartilhar
Exit mobile version