O arranque do Endurance Challenge da Porsche Cup Brasil, que contou com quarenta e um Porsche 911 GT3 Cup, decorreu sem dramas e rapidamente se começou a formar um duelo intenso entre as duplas formadas por Werner Neugebauer e Rubens Barrichello e por Marçal Muller e Enzo Elias sob o olhar atento da equipa constituída por Miguel Paludo e Alan Hellmeister.
 

No entanto, António Félix da Costa foi a grande estrela do primeiro ‘stint’ de corrida, levando ao rubro o muito público que enchia a bancada A do Autódromo do Estoril.
 
O português realizou o arranque do Porsche 992 GT3 Cup que partilhou com Eduardo Menossi, e na primeira volta passou do 12.º posto da grelha de partida para quarto. Porém, o piloto oficial da Porsche na Fórmula E não estava satisfeito. Com aquela que era a melhor volta da corrida até então no bolso, António Félix da Costa começou a pressionar os pilotos que circulavam à sua frente. Estes, não tinham argumentos para o seu andamento e, na 10.ª volta, o luso ascendia a terceiro.
 
A sua recuperação foi interrompida por uma situação de safety-car, mas quando a prova foi retomada, António Félix da Costa voltava à carga, ascendendo a segundo na décima sexta volta e a primeiro na seguinte, sempre com ultrapassagens seguras realizadas na travagem para a curva 1.
 
Na volta seguinte, o português cedeu o Porsche número oitenta e cinco ao seu colega de equipa, voltando à pista na trigésima quinta, quando já estava no décimo nono lugar. O piloto luso voltou a realizar uma recuperação fulgurante, realizando ultrapassagens atrás de ultrapassagens.
 
No final do seu ‘stint’, António Félix da Costa estava em sexto, tendo ganho treze posições ao longo das dezanove voltas que esteve em pista. A sua performance permitiu a Eduardo Menossi cruzar a linha de meta em décimo terceiro, precisamente a posição de onde a dupla arrancou.
 
Entretanto, na frente da corrida assistia-se a uma luta sem quartel entre o carro pilotado por Werner Neugebauer e Rubens Barrichello e o de Marçal Muller e Enzo Elias, que trocavam diversas vezes de posição sob o olhar atento de Miguel Paludo e Alan Hellmeister, que seguiam em terceiro a cerca de três segundos. Após a última paragem nas boxes, Rubens Barrichello voltou à pista com uma vantagem de pouco mais de três segundos para Enzo Elias, mas este rapidamente recuperou a desvantagem, passando a pressionar o veterano.
 
Apesar de todos os esforços, o ex-piloto de Fórmula 1 não cometeu um único erro, cruzando a linha de meta em primeiro com uma vantagem de 0,299s para o jovem piloto que compete na Stock Car.
 
No terceiro posto, a completar o pódio, ficou Miguel Paludo e Alan Hellmeister, que ficaram a dois segundos dos vencedores.

Miguel Oliveira, piloto de MotoGP que partilhou o seu Porsche com José Maria Marreiros, não teve a corrida desejada. O piloto da Trackhouse no Mundial de duas rodas realizou o arranque, mas num duelo por posição sofreu um contacto que o obrigou a rumar às boxes, onde o Porsche 992 GT3 Cup número 992 esteve durante longas voltas para reparações.
 
José Maria Marreiros regressou à pista com treze voltas de atraso e, muito embora um bom resultado estivesse já comprometido, mostrou um bom andamento, assim como Miguel Oliveira, deixando no ar a ideia de que, sem contrariedades, um lugar entre os quinze primeiros seria uma possibilidade.

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