A 24.ª edição da feira luso-espanhola, cujo local de realização é alternado entre Portugal e Espanha, decorre este ano em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, sob o tema “Uma Saúde, Um Planeta”.

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, o município, entidade organizadora do evento, refere que ao longo dos 10 dias “toda a programação da feira incidirá em práticas amigas do ambiente, com uma forte aposta na sustentabilidade”.

“Pretende-se assim fomentar políticas e estratégias, transversais a toda a sociedade, mais saudáveis para o Homem e para o planeta. Idanha é um território com três classificações da UNESCO (Cidade Criativa da Música, Geoparque e Reserva da Biosfera) e premiado como a melhor biorregião da Europa em 2023, pela União Europeia”, lê-se na nota.

Pelos cinco palcos do certame vão passar nomes como Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato e Bárbara Labres (26 de julho), Moços do Adro e Ana Isabel Arroja (27 de julho), Maro e Sara Correia (28 de julho), Marta Pereira da Costa e Resistência (29 de julho), André Amaro e Syro (30 de julho), Los Romeros e João Pedro Pais (31 de julho), HMB e Kura (01 de agosto), Os Quatro e Meia e Bateu Matou (02 de agosto), e David Bustamante e Wilson Honrado (03 de agosto).

O Arrebita Idanha Bio é outro dos ingredientes da feira e conta com a presença de mais de 40 chefs de cozinha nacionais e estrangeiros, entre os quais Ljubomir Stanisic.

O programa conta ainda com um mercado de produtores locais e biológicos, artesanato, folclore, fado, flamenco, animação de rua, exposição de raças autóctones e equestres, gala equestre, entre outras iniciativas.

Entre os dias 29 de julho e 02 de agosto decorre o 2.º Congresso Mundial de Biorregiões, que conta com a participação de representantes dos cinco continentes da rede de 1.300 biorregiões (Global Alliance Organic District), envolvendo entidades do setor agrobiológico.

Ainda neste âmbito, de 29 a 31 de julho realiza-se o 2.º Encontro Doan — Drylands Organic Agriculture Network, um evento internacional que reúne especialistas, agricultores e decisores políticos dedicados ao desenvolvimento e à promoção da agricultura orgânica em terras áridas e semiáridas.

“A XXIV Feira Raiana é um evento cultural para toda a família, mas também é um certame que dá destaque aos temas da biodiversidade, tornando-se palco para a procura de soluções e inovação dos setores agrícola, animal, agroalimentar e florestal em Portugal, Espanha e em redes por todo o Mundo”, indica o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, citado na nota.

Leia Também: Resistência, Sara Correia e Quatro e Meia na Feira de Vila Velha de Ródão

Compartilhar
Exit mobile version