Está a circular, na internet, uma lista com milhares de supostas credenciais de acesso ao Portal das Finanças. O documento, que data de 10 de agosto deste ano, contém mais de 12 mil acessos.

 

Contactado pelo Notícias ao Minuto, o Ministério das Finanças esclarece que “os dados constantes da referida lista não resultam de qualquer acesso ilegítimo aos sistemas da Autoridade Tributária, mas antes da exfiltração de dados em sistemas de terceiros ou através do comprometimento dos equipamentos dos respetivos utilizadores”.

De facto, conforme apurou o Notícias ao Minuto, algumas daquelas credenciais permitiam, pelo menos até esta terça-feira, o acesso a contas do Portal das Finanças. Contudo, a única ação que é permitida é a alteração da senha de acesso (que implica outras verificações), uma vez que o Ministério das Finanças já inviabilizou os acessos que constam daquela lista que tem circulado nas redes sociais.

“Logo que tomou conhecimento da existência da mesma lista, a Autoridade Tributária desencadeou de imediato o procedimento estabelecido para estas situações, revogando as senhas de acesso comprometidas, obrigando os respetivos contribuintes a substituírem as suas senhas no próximo acesso ao Portal das Finanças”, informou a tutela ao Notícias ao Minuto.

Ontem, também o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) tinha vindo assegurar que o ‘leak’ da Autoridade Tributária não está relacionado com o incidente que afeta as infraestruturas da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Recorde-se que as infraestruturas da AMA foram alvo de um ataque de ‘ransomware’ na semana passada que levou a falhas em vários serviços desta entidade pública. O CNCS admitiu um “impacto substancial ao nível dos serviços suportados por esta entidade, tais como a Autenticação.Gov e o Gov.ID”, estando a acompanhar a situação.

Como alterar a senha de acesso ao Portal das Finanças?

Se o seu contribuinte não consta da lista que está a circular, mas deseja alterar a sua password por segurança, basta ir ao Portal das Finanças, e selecionar a opção: Iniciar Sessão > Todos os Serviços > Autenticação de Contribuintes > Alterar Senha ou Código de Acesso Telefónico.

Outro caminho possível é colocar na barra de pesquisa: Alterar dados de acesso. Seguidamente abre um formulário que deverá preencher, nos termos solicitados, indicando o seu número de identificação fiscal e a senha atual.

De seguida, indique a nova senha e confirme-a. Pode também alterar o código de acesso telefónico e a pergunta e resposta de segurança.

Como alterar os dados de acesso ao portal das Finanças

Leia Também: Governo garante que “renovação e revitalização” da AT é prioridade

Compartilhar
Exit mobile version