Uma mudança de trabalho aporta grande desafios a vários níveis. Seja porque vai abandonar a sua zona de conforto e enfrentar uma nova realidade laboral. Seja porque, essa mudança pode trazer também alterações aos seus rendimentos.

 

Assim, embora esta mudança seja um sinal de novas oportunidades, há que ter bem em conta os riscos que pode enfrentar.

Se está certo da sua decisão e quer mesmo dar o passo em frente, eis algumas coisas que deve ter em consideração.

Se a área pela qual quer enveredar é completamente diferente daquela em que trabalhava atualmente, deve recordar-se que é necessário obter formação na área, antes de procurar emprego, para que parta para esta fase com um currículo apropriado

Depois disso, deve procurar emprego através das várias plataformas existentes para o efeito, seja procurando em sites especializados, seja através de redes sociais como o LinkedIn. Neste último caso, deve garantir que tem o seu perfil atualizado.

Outra questão importante tem a ver com o facto de poder ficar sem trabalhar durante o período em que abandona o seu antigo emprego e procura uma nova vaga. Neste caso, convém garantir que possui um orçamento disponível para estar tempo suficientemente sem trabalhar, sem ter preocupações. Para gerir corretamente as suas finanças na preparação para uma mudança de emprego, deve classificar as diferentes despesas e receitas recebidas e ter uma visão global das suas finanças. Nesta fase, será importante anotar todas as suas despesas e pensar em como as pode reduzir, concentrando-se em ter dinheiro suficiente para fazer face às despesas essenciais.

Uma boa ideia poderá ser, durante esta fase, encontrar um emprego temporário ou em part-time, de preferência relacionado com a nova área em que quer trabalhar, que o ajudará a ganhar algum dinheiro e a acrescentar experiência ao seu currículo. 

Leia Também: Está à procura de emprego? Marinha tem quatro concursos abertos

Compartilhar
Exit mobile version