Os consumidores portugueses planeiam gastar em média 311 euros na semana da Black Friday deste ano, de acordo com um estudo da blackfriday.pt, startup internacional dedicada às promoções da Black Friday e da Cyber Monday em Portugal, que estima um volume de negócio de e-commerce entre 130 a 140 milhões de euros.

 

A maioria das compras deverá ocorrer na semana anterior ou no próprio dia do evento e a moda mantém-se como a categoria mais procurada.

“O cenário para a Black Friday deste ano revela um panorama de compras menos ponderado entre os consumidores portugueses. De acordo com o estudo, a maioria dos portugueses (74%) planeia gastar, em média, 311 euros durante a Black Friday, o que representa um aumento de 7%, comparativamente com a intenção de compra do ano anterior (290€)”, revela a blackfriday.pt em nota de imprensa.

O valor pode mesmo vir a ser superior ao estimado, já que já que 38% dos possíveis compradores referem que pretendem gastar entre 301€ e 1.000€ ou mais e 25% planeiam gastar entre 101€ a 300€.

Só 17% dos consumidores planeia gastar menos de 100€ e, em contrapartida, 24% ainda não decidiu quanto gastar, “um número significativamente mais alto face aos 11% que estavam indecisos no ano passado”.

O estudo ainda revela uma mudança nas preferências de compra dos consumidores. A moda (58%), que inclui vestuário, calçado e acessórios, continua a ser a categoria mais procurada, registando um aumento significativo em comparação com 2023, quando representava apenas 42% das intenções de compra. Seguem-se os eletrodomésticos (37%), os smartphones (28%), os produtos de beleza, cosméticos e perfumaria (24%) e, surpreendentemente, as viagens (23%), que surgem pela primeira vez no top 5 das categorias mais desejadas.

Segundo Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt, “os eletrodomésticos registaram um aumento considerável na procura face ao ano passado, o que pode explicar parte do crescimento do valor médio gasto, uma vez que os produtos desta categoria tendem a ser mais caros”.

Este ano, 74% dos inquiridos planeiam aproveitar as promoções da Black Friday, representando um ligeiro aumento relativamente ao ano anterior.

Atualmente, a Black Friday não se limita apenas às compras online e, por isso, mais de metade dos consumidores portugueses planeia fazer compras, em Portugal, tanto online como offline (52%) durante o evento. Se 33% prefere comprar online, 14% opta por lojas físicas. Contudo, de acordo com Jérôme Amoudruz, “apesar de a maioria dos inquiridos demonstrar interesse por ambos os formatos, foi possível verificar um aumento pelo online e, em contrapartida, uma diminuição pelo presencial”.

A maioria (78%) considera positiva a realização da Black Friday e da Cyber Monday, o que representa um aumento de 6% em comparação com 2023. A principal razão, mencionada por 70% dos consumidores, “é a perceção de que a Black Friday lhes permite poupar dinheiro”.

O estudo, desenvolvido pela blackfriday.pt, foi conduzido entre 7 de outubro e 12 de outubro e envolveu 428 participantes portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e 74 anos. A pesquisa revelou também que 54% das compras durante a Black Friday serão feitas por mulheres, e a maioria dos compradores está localizado na região de Lisboa (40%).

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