A portuguesa Neuraspace desvendou esta terça-feira, dia 10, o telescópio ótico mais avançado em Portugal e que faz parte de uma iniciativa em parceria com a Força Aérea Portuguesa.
Como refere o comunicado oficial, este telescópio – instalado em Beja – conta com um financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor total de 25 milhões de euros. O objetivo para por “melhorar a segurança e sustentabilidade do espaço exterior” e por prestar serviços a empresas que operam nesta área.
Mais ainda, este telescópio também ajudará a tornar a Plataforma de Gestão de Tráfego Espacial da Neuraspace mais avançada – permitindo ajudar a evitar que os satélites em baixa órbita colidam entre si ou com detritos espaciais.
“O lançamento do nosso novo telescópio ótico é um avanço significativo para a Neuraspace, bem como para os nossos clientes, parceiros e stakeholders, sendo também um marco importante na nossa jornada de crescimento enquanto líder global no campo da segurança e sustentabilidade do espaço”, afirmou a diretora geral da Neuraspace, Chiara Manfletti. “Poucas horas após a sua instalação, o telescópio já provou ser fundamental no apoio a vários clientes através da fase crítica Launch and Early Orbit Phase (LEOP), onde os operadores dependem fortemente da precisão exata para a localização de objetos”.
Pode ver acima algumas imagens deste telescópio.
Leia Também: Polaris Dawn descolou com sucesso e terá 1.º passeio espacial com civis