De acordo com a programação anunciada, o destaque ao cinema português será dado na quinta-feira com a exibição do filme “Simon Chama” (2020), de Marta Sousa Ribeiro, que cumpre a estreia em Andorra, com a presença da realizadora.

“Simon Chama”, que segue um rapaz à procura de um escape à família, que se está a separar, é um filme de traços autobiográficos, com a realizadora a projetar a sua adolescência naquela personagem, como contou em entrevista à agência Lusa em 2020.

O filme foi rodado entre 2015 e 2019, e é protagonizado pelo jovem ator Simon Langlois, ele próprio filmado na transição entre a infância e adolescência, entre os 11 e os 15 anos. Na ficção entram ainda Rita Martins, Mariana Achega, Bernardo Chatillon e Miguel Orrico.

No festival andorrano, antes de “Simon Chama” serão exibidas ainda cinco curtas-metragens portuguesas.

São elas “Presente”, de Francisco Valente, a animação “Apontamentos de Curva_Correnteza”, de Flávia Regaldo, “A barriga de Mariana”, de Frederico Mesquita, “O Banho”, de Maria Inês, e “By Flávio”, de Pedro Cabeleira.

Esta sessão de curtas-metragens contará com o realizador Frederico Mesquita e com o programador Ricardo Vieira Lisboa, seguindo-se uma conversa sobre cinema português.

Ao dedicar uma programação específica a um país convidado, o festival pretende proporcionar a exibição “de cinema alternativo, original e diversificado” de várias regiões do mundo que “dificilmente chegaria ao principado” de Andorra, sublinha a organização.

Em nota de imprensa, o festival explica que nas sessões de quinta-feira dedicadas a Portugal estarão presentes a cônsul-geral de Portugal em Barcelona, Ana Isabel Teixeira Coelho, e a ministra dos Negócios Estrangeiros do Principado de Andorra, Imma Tor Faus.

O Festival de Cinema Ull Nu termina no domingo.

Leia Também: Bilhetes de cinema com preço reduzido entre 13 e 15 de maio em Portugal

Compartilhar
Exit mobile version