Alex Male é suspeito de tráfico de droga, branqueamento de capitais e detenção de armas proibidas. Foi descoberto pelo SEF no aeroporto de Lisboa.
Um dos criminosos mais procurados em Inglaterra foi detido, no sábado, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Alex Male, de 29 anos, foi intercetado pelos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), depois de desembarcar de um voo proveniente de Istambul, Turquia. O inglês é suspeito dos crimes de tráfico de droga, branqueamento de capitais e de detenção de arma proibida e também tinha um mandado de detenção internacional da Interpol emitido em seu nome.
Alex Male apresentou-se no controlo de identificação do aeroporto português com um documento de identificação emitido pelo Reino Unido, mas que se revelou ser falso. As suspeitas levaram os inspetores do SEF a recolher os dados biométricos do inglês e a consulta às bases de dados policiais fizeram disparar um alerta na Interpol.
As diligências que se seguiram, esclarece o SEF, permitiram confirmar que o passageiro era um criminoso procurado pelas entidades britânicas e que havia um mandado de detenção internacional com o nome dele.
Fugiu em 2020
Alex Male foi detido em julho de 2020, no âmbito da Operação Venetic, que encerrou o sistema de comunicações encriptado EncroChat, usado por grandes organizações de todo o mundo para planear e cometer os mais diversos crimes. Male é suspeito de liderar um cartel que traficava cocaína e ketamina, mas também de comprar armas de fogo ilegais e de “lavar” os lucros dos esquemas criminosos com recurso a estratégias financeiras ilegais. Utilizava sempre o sistema EncroChat para comunicar com os restantes elementos da rede.
Apesar das suspeitas, Alex Male foi libertado pelas autoridades inglesas e estava obrigado a cumprir medidas de coação que, entre outros deveres, o obrigavam a permanecer em Inglaterra. Contudo, em dezembro de 2020, fugiu do Reino Unido.
Escondido em Espanha
Já no final de fevereiro deste ano, um alerta da Agência Nacional do Crime inglesa apontava para a possibilidade do traficante estar escondido em Marbella, Espanha. “Alex Male é suspeito de explorar pessoas em todo o sudoeste de Inglaterra e de fugir para Espanha para viver do dinheiro que ganhou. Está na altura de ele regressar ao Reino Unido, para enfrentar as graves acusações contra ele”, referia o inspetor inglês Adrian Hawkins.
“A mínima informação – dada de forma anónima – pode fazer toda a diferença. A sua aparência e tatuagens distintas significam que as pessoas podem reconhecê-lo facilmente. Exorto qualquer pessoa que tenha alguma informação a fazer a coisa certa”, pedia o mesmo polícia, alegando que “a Espanha é um dos destinos mais populares para os britânicos”.
Todavia, contrariamente ao que a Polícia inglesa pressupunha, Alex Male não viajou a partir de Espanha, mas sim da Turquia. E não escapou à fiscalização do SEF.