O Ministério Público deduziu acusação contra seis arguidos, familiares, pela prática, em coautoria, do homicídio qualificado de Fábio Abenta, empregado de balcão de um bar em Setúbal. O MP pede agora que quatro dos suspeitos, que foram libertados após o crime por não terem sido os autores do esfaqueamento, sejam novamente presentes a Tribunal para agravamento das medidas de coação.
O crime ocorreu na madrugada de 9 de setembro de 2022, em Setúbal, no interior de um bar na Avenida 5 de Outubro, em Setúbal, onde Fábio Abenta era empregado de balcão.
Na sequência de uma discussão, os seis arguidos, de forma concertada, agrediram a vítima com murros e pontapés e partiram garrafas e copos de vidro no corpo da vítima. Um dos arguidos desferiu dois golpes com uma faca, provocando lesões que acabaram por causar a morte do ofendido.
Dois dos arguidos estão sujeitos a prisão preventiva, sendo que um deles foi detido na semana passada. Estava em fuga desde o homicídio.
Os suspeitos utilizaram a faca que estava na cozinha do bar onde a vítima se refugiou com uma cliente, protegendo-a das agressões, para o matar com golpes no abdómen e coração. A PJ, em comunicado na sequência do homicídio, afirmou que os suspeitos “atuaram movidos por um espírito de vingança, sustentados na sua superioridade numérica e nos laços familiares que os unem”. Num primeiro momento, os suspeitos agrediram a vítima com murros, pontapés e garrafas e, num segundo momento, esfaquearam-na, no tórax e abdómen, causando-lhe a morte. Um outro funcionário foi atingido com um copo na cabeça e recebeu assistência no hospital.
Os agressores colocaram-se em fuga num Renault Clio de cor cinzenta e com a PSP no local foi transmitida essa informação. Foram empenhados vários meios na localização do carro suspeito, entre os quais a Equipa de Intervenção Rápida que viria a intercetar os suspeitos no bairro dos Pinheirinhos, a poucos quilómetros do local do crime. Um deles acabaria por fugir, mas foi detido na semana passada pela PJ.</p>
Fábio Abenta, 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade. Era empregado de balcão há vários anos neste bar na Avenida 5 de Outubro e vocalista da banda Neuropsy.>