A Polícia Nacional espanhola apreendeu, na passada terça-feira, mais de quatro mil quilogramas de cocaína numa embarcação de pesca, com bandeira do Panamá, ao largo da costa ocidental das Ilhas Canárias, e deteve os 15 tripulantes. 

 

Em comunicado, divulgado esta sexta-feira, a autoridade espanhola adiantou que, após abordar a embarcação, localizou cem fardos de cocaína com cerca de 40 quilogramas cada um.

A investigação teve início no início do mês, quando a DEA (Drug Enforcement Administration, agência norte-americana de combate à droga) alertou para a possibilidade de uma organização criminosa “estar a transferir uma grande quantidade de cocaína entre dois navios em alto mar”. 

“O navio suspeito, com bandeira do Panamá, tinha sido anteriormente sancionado pelas autoridades panamenses por ter cometido infrações graves e viu a sua licença de pesca revogada”, indicou a Polícia Nacional, acrescentando que a mesma embarcação também tinha sido vigiada no porto de Vigo “por se suspeitar que as suas atividades estivessem ligadas ao tráfico de droga”.

Foi então iniciada uma operação, com apoio da Marinha espanhola, para tentar localizar a embarcação, que se encontrava em águas atlânticas, a cerca de 500 milhas a oeste das Ilhas Canárias.

Na terça-feira, foi possível abordar a embarcação e realizar buscas, que culminaram na detenção dos 15 membros da tripulação e na apreensão de 100 fardos de cocaína com um peso aproximado de 4.000 quilogramas.

Leia Também: “Vê bem”. Polícia espanhola apela a informação sobre fugitivo português

Compartilhar
Exit mobile version