Enquanto pescava no lago Sam Rayburn, no leste do Texas, Estados Unidos, um pescador do Kentucky apanhou recentemente algo inesperado – uma tartaruga-aligátor que pesava mais de 90 quilos.

“Quando a tartaruga mordeu o isco, Kirk [o guia] achou que se tratava de uma tartaruga, com base na forma como estava a lutar, e tinha razão, pois veio à superfície rapidamente”, contou Art Weston à FOX News, durante o fim de semana.

No entanto, o que a dupla não esperava “era o seu tamanho”. A tartaruga-aligátor – “tartaruga parecida com dinossauro” – é a maior de água doce do mundo. A carapaça escura e relativamente achatada tem três grandes cristas espinhosas longitudinalmente. A cabeça é muito grande, robusta, com fortes mandíbulas terminadas em bico, e não pode ser recolhida para dentro da carapaça. A sua distribuição estende-se desde a parte oriental do Texas até à Florida e até ao norte do Ohio, de acordo com o Texas Parks and Wildlife Department (TPWD).

No entanto, a espécie está listada como ameaçada e a captura das tartarugas é ilegal no Texas, pelo que Weston e Kirkland tiveram de a libertar em segurança e sem ferimentos.

Para o fazer, a dupla de pescadores teve de ter um cuidado extra para evitar uma mordidela desagradável. “O tempo todo, a tartaruga acompanhava os meus movimentos e estava com a boca aberta, pronta para atacar se eu fizesse o movimento errado”, contou Weston.

“Tivemos de remover o anzol do seu pé e a mordidela [deste réptil] pode remover os dedos – por isso é preciso ter um cuidado extra com elas”, acrescentou.

Apesar da tarefa árdua, a dupla conseguiu colocar a tartaruga de volta à água em poucos minutos.

Leia Também: O momento “amoroso” em que girafa ajuda tartaruga a andar mais depressa

Compartilhar
Exit mobile version