O açaí é um fruto saudável. Pode ser consumido por todos os tipos de pessoas, embora em doses moderadas e evitando as formas com alto teor de açúcar. O que talvez não imagem é que este alimento apresenta ‘riscos’.

 

Como explica a rede de saúde CUF, “deve ter-se em atenção que determinados produtos de açaí não processados e não esterilizados ou pasteurizados, como sumo fresco”. Isto porque “podem estar contaminados com parasitas provenientes da sua origem”.

Leia Também: Todos temos em casa o alimento que reduz o colesterol e protege o cérebro

A CUF acrescenta ainda que o consumo deste fruto pode causar efeitos no organismo, pelo que “as mulheres grávidas ou a amamentar devem evitar consumir açaí não processado”. “Também os doentes com diabetes devem evitar o consumo de açaí ou ter especial atenção ao teor de açúcar adicionado” e, em situações específicas, “o açaí pode estar desaconselhado, por exemplo, em doentes a tomar medicamentos para cancro ou que vão realizar uma ressonância magnética”.

Assim, “caso pretenda incluir este fruto na sua dieta, mas tenha dúvidas sobre interações com medicação ou efeitos no organismo, fale com o seu médico assistente”, recomenda a CUF.

Leia Também: Alimentação inteligente. Três trocas à mesa que vão ajudá-lo a emagrecer

Compartilhar
Exit mobile version