“Anestesia significa ‘perda de sensação’. A evolução da anestesia permite atualmente praticar inúmeros procedimentos médicos e cirúrgicos que salvam ou melhoram a vida das pessoas e que sem anestesia não seriam possíveis de realizar”, começa por dizer o ‘website’ da rede de saúde CUF.

 

Neste Dia Mundial da Anestesia, que se assinala esta quarta-feira, 16 de outubro, importa esclarecer alguns mitos sobre esta prática. Em declarações ao ‘website’ do MD Anderson Cancer Center, a médica Shannon Popovich ‘deitou por terra’ alguns deles, todos relacionados com alimentação.

Só precisa de fazer jejum se fizer uma cirurgia

“A verdade é que existem outros procedimentos que podem existir uma anestesia, como ressonância magnética e colonoscopia. Dependendo do procedimento, o tempo de jejum pode variar.”

Não pode beber nada antes da anestesia

“Existem alguns casos em que é dito aos pacientes para beber líquidos até duas horas antes da anestesia. Ainda assim, devem ser evitadas bebidas com corantes alimentares, como o vermelho, para não confundir com o sangue em alguma situação de emergência.”

Deve fazer uma refeição farta antes de jejuar devido à anestesia

“É melhor não ingerir alimentos pesados antes do início de um período de jejum. Por exemplo, alimentos fritos e gordurosos levam, pelo menos, oito horas a serem limpos do estômago. Não deve exagerar com medo de ficar com fome mais tarde.”

A equipa médica não irá reparar que tomou o pequeno-almoço antes do procedimento

“É algo que lhe será perguntado várias vezes. Deve ter em conta que não é um castigo, mas sim uma forma de segurança durante o período em que está anestesiado. Deve sempre garantir que o estômago está limpo.”

Leia Também: Esteja atento! Sete sinais de alerta que podem indicar cancro dos ossos

Compartilhar
Exit mobile version