O Programa ‘Acelerar a Economia’, apresentado pelo Governo na semana passada, “são 60 medidas, mas nenhuma estratégia”, no sentido de acelerar a economia, considerou Ana Gomes, no sábado.

No seu espaço de comentário na SIC Notícias, a comentadora frisa que o facto de o Executivo não quantificar os custos do pacote mostra que ele pouco mais representa que um conjunto de “borlas fiscais adicionais”.

É “um verdadeiro bodo aos ricos”, atirou. 

“O Governo tem uma fezada neoliberal de crescimento da economia”, diz ainda Ana Gomes, que lembra também a proposta de redução do IRS Jovem – e as críticas deixadas pelo Fundo Monetário Internacional. “Pagam os do costume, quem vive dos rendimentos do seu trabalho ou quem já trabalhou, nas pensões”, acrescentou.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou hoje que o IRS Jovem vai provocar uma “perda considerável de receita”, tendo considerado incerta a sua eficácia para travar a emigração de jovens.

Lusa | 15:01 – 01/07/2024

Ana Gomes lembrou ainda que há vários economistas liberais a reconhecer que “não é uma descida de IRC que vai atrair investimento estrangeiro”, remetendo para um estudo recente da Fundação Francisco Manuel dos Santos onde se reconhece que é preciso, como contrapartida, agravar o IVA, o IRS ou cortar prestações sociais.

Leia Também: Extrema-direita? “É votar contra os interesses, contra França e a Europa”

Compartilhar
Exit mobile version