“Durante o verão, existem certos alimentos e bebidas que consumimos com maior frequência, mas que têm, de facto, um impacto no nosso sorriso. Devido às suas características, certos produtos alimentares podem mesmo pigmentar o esmalte dentário – isto é, a camada externa do dente -, impactando a sua tonalidade e levando ao aparecimento de manchas.” O alerta foi feito por Joana Lima, médica dentista na Malo Clinic Lisboa.
Face a isto, “para garantir que durante o verão o sorriso se mantém saudável e luminoso, é importante assegurar alguns cuidados de higiene oral e garantir que este tipo de alimentos são consumidos de forma moderada”, continua. Assim, a responsável indica, em comunicado, cinco produtos alimentares para consumir de forma moderada e com alguns cuidados:
Leia Também: Gases que não passam? Nutricionista recomenda trocas alimentares
Sangria de vinho tinto
A sangria é uma bebida muito apreciada no verão, especialmente em contextos de festa e churrascos ao ar livre. No entanto, por conter taninos e antocianinas (responsáveis pela cor do vinho tinto) pode pigmentar a superfície dentária e a sua acidez pode degradar o esmalte dentário, tornando-o mais suscetível a manchas. Para minimizar estes efeitos, é recomendado ir intercalando o consumo desta bebida com a ingestão de água, garantindo uma limpeza constante da dentição. Também é muito importante a manutenção de bons hábitos de higiene oral.
Café ou chá gelado
Com o calor, o café gelado tende a ser uma alternativa refrescante ao café quente. Contudo, esta bebida não deixa de ter os mesmos efeitos no esmalte dos dentes, uma vez que os pigmentos escuros e a sua acidez são responsáveis por manchar a dentição, especialmente quando consumida frequentemente. Para reduzir o risco de manchas, é benéfico beber água após beber café e evitar a adição de açúcares extras.
Leia Também: O chá que deve ter sempre em casa. Ajuda a controlar a pressão arterial
Gelados e molhos com corantes
Os gelados com corantes, especialmente os artificiais, são uma escolha comum para refrescar no verão, mas também estes podem manchar os dentes. Estes corantes têm a capacidade de pigmentar a dentição com o tempo, além de que a quantidade de açúcar pode ainda aumentar o risco de problemas como cáries. Além dos gelados, também certos molhos como o ketchup ou o molho barbecue – particularmente comuns nos churrascos ao ar livre -, são ricos em corantes e, por isso, mancham os dentes. Optar por gelados mais naturais e moderar o consumo de certos molhos, escovando os dentes após o seu consumo pode, assim, ajudar a evitar manchas.
Frutos vermelhos
Frutos vermelhos como morangos, mirtilos, amoras ou framboesas são excelentes fontes de vitaminas, mas têm igualmente a capacidade de manchar os dentes. Estas frutas contêm antocianinas, pigmentos naturais que lhes concedem as suas cores vermelhas e roxas e que podem aderir ao esmalte dentário. Assim, comer estas frutas com moderação, beber água após o seu consumo e manter uma boa higiene oral são comportamentos recomendados para minimizar os seus efeitos nos dentes.
Bebidas energéticas
As bebidas energéticas, muitas vezes consumidas no verão para aumentar a energia, contêm grandes quantidades de açúcar e ácidos que podem ser prejudiciais para os dentes. Estes componentes podem desgastar o esmalte, tornando-o mais vulnerável a manchas de outros alimentos e bebidas. Além disso, os corantes artificiais presentes nestas bebidas podem também manchar a dentição. Para a proteger, é aconselhável limitar o consumo dessas bebidas e beber água após a ingestão.
Leia Também: Nutricionista apela: “Exclua estes alimentos da sua alimentação diária”