PSD elogia redução de impostos conseguida em “7 meses” de governação
Natacha Nunes Costa | há 13 minutos
Já o PSD elogiou redução de impostos conseguida ao “longo de sete meses” de governação do Executivo de Luís Montenegro, através do deputado Hugo Carneiro.
Chega prevê “crescimento pífio”
Natacha Nunes Costa | há 22 minutos
O Chega prevê que o país tenha “um crescimento pífio” com o primeiro OE do Governo PSD/CDS e questiona o Executivo sobre as taxas de carbono. “Vão ou não descongelá-la?”, atirou o deputado Rui Afonso.
OE2025 é uma “armadilha” e “um favor aos mais ricos”
Natacha Nunes Costa | há 26 minutos
Para o Bloco de Esquerda o OE2025 é “armadilha” e “um favor aos mais ricos”, como por exemplo, aos administradores da Galp.
“Se tem dinheiro de sobra, há sugestões que lhe podemos dar”, atirou Mariana Mortágua, questionado, “pela quarta vez”, onde é que o Governo pretende “tirar profissionais do Estado”.
“Se não alterarmos as políticas vamos manter a governação”
Natacha Nunes Costa | há 29 minutos
A líder parlamentar da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, centrou o seu discurso na descida do IRC, defendendo que “o país precisa de uma descida mais acentuada” do imposto sobre as empresas.
“Se não alterarmos as políticas vamos manter a governação”, realçou, atirando uma questão para Miranda Sarmento: “Como vamos fazer com que o país cresça com a redução de 1% do IRC?”
Governo quer “atirar areia para os olhos”
Natacha Nunes Costa | há 32 minutos
Para o PCP, o Governo está a tentar “atirar areia para os olhos” dos portugueses. Os comunistas querem mais investimento público e estão contra a descida do IRC.
PS acusa ministro das Finanças de “despreocupação”
Natacha Nunes Costa | há 33 minutos
António Mendonça Mendes, do PS, acusou o ministro das Finanças de ter demostrado “despreocupação”, durante o seu discurso de arranque do debate do OE2025, face aos vários indicadores económicos já conhecidos.
“Oposição não deve criticar OE que mantem equilíbrio orçamental”
Natacha Nunes Costa | há 36 minutos
Em síntese, Miranda Sarmento garante, durante a sua intervenção, que “a oposição não deve criticar um Orçamento do Estado que mantem o equilíbrio orçamental, ao mesmo tempo que melhora a vida das pessoas, reforça o Estado social e os serviços públicos e contribui positivamente para a atividade das empresas”.
“Este é um Orçamento bom para a economia e para o país”
Natacha Nunes Costa | há 10 minutos
Começa o debate do OE2025 e cabe ao ministro das Finanças o arranque. Joaquim Miranda Sarmento começou por assegurar que “este é um Orçamento bom para a economia e para o país”.
“Este é o Orçamento de uma governação que procura ser virtuosa, uma governação focada nas reformas e medidas estruturais para aumentar a produtividade e competitividade da economia portuguesa, gerando maior crescimento económico”, sublinhou.
Entre tumultos e impostos, Governo jogou à defesa na 1.ª ‘jornada’ do OE
Notícias ao Minuto | há 1 hora
Recorde aqui todas as incidências do primeiro dia do debate sobre o Orçamento do Estado:
Início de acompanhamento
Notícias ao Minuto | há 1 hora
Bom dia! Iniciamos aqui um novo acompanhamento para o segundo dia de debate do Orçamento do Estado para 2025.