O inhame ainda não é um alimento muito comum à mesa dos portugueses. No entanto, pelas suas propriedades nutricionais, é uma escolha a considerar por quem procura perder peso de forma saudável e duradoura, conforme explica a nutricionista Thaiz Brito, num artigo divulgado pelo jornal Metrópoles.

 

Rico em hidratos de carbono, pode ser um substituto da batata, arroz ou massa. Além disso, é fonte de vitamina E, potássio, vitaminas B1, B6 e C e de minerais como fósforo, o magnésio e o ferro.

Leia Também: Todos temos em casa o alimento que reduz o colesterol e protege o cérebro

Segundo Thaiz Brito, 100 gramas de inhame têm cerca de 97 calorias, com uma boa quantidade de vitaminas do complexo B, vitamina C, antioxidantes e minerais, como cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo.

Referindo-se ao inhame como “um tubérculo nutritivo e muito versátil”, a nutricionista Thaiz Brito nota que, “além de melhorar a digestão, regula o açúcar no sangue, o que repercute positivamente no emagrecimento”. “O inhame pode até não ter a aparência mais atrativa do mundo, mas é um alimento rico em vitaminas, carboidratos complexos e fibras solúveis, o que, por si só, já o torna valioso para todas as dietas”, diz.

Acrescenta ainda que “o inhame irá favorecer o aumento da saciedade e controlar os níveis da glicose sanguínea”. Assim, “a insulina tende a ser produzida em menor quantidade, poupando o pâncreas”.

Leia Também: O alimento considerado saudável que pode afetar a saúde da tiroide

Compartilhar
Exit mobile version