Fernando Tavares ganhou o (merecido) reconhecimento depois de se mostrar incansável no combate aos incêndios na freguesia de Ossela, Oliveira de Azeméis. O jovem serralheiro “andou horas e horas de trator a assapar o mato, salvou a casa dele, a dos pais e a dos avós, e ainda ajudou muitas outras pessoas em volta, ao apagar o fogo nos terrenos mais próximos”, segundo contou o presidente da Junta de Freguesia de Ossela.

 

Fernando fez tudo isto no seu trator um Lamborghini de 1989 com 60 cv. Depois da nossa pesquisa, acreditamos que o modelo da marca italiana seja o 573-60.

“Outro trator não aguentava isto”, sublinhou Fernando Tavares, em declarações à agência Lusa.

O jovem atrelou-lhe uma capinadeira florestal de cadeados, percorreu quilómetros de terreno por socalcos estreitos, assapando mato rasteiro em chamas e extinguindo-as sob o peso dos cadeados.

“Logo ao início, a bateria do trator pegou fogo e tive que parar, mas tirei-a cá para fora, apaguei as chamas, que eram de lixo a voar, e encaixei tudo outra vez”, contou ainda.

Recorde-se que a Lamborghini, muito antes de ficar famosa pelos seus desportivos, vendia tratores. Foi este o início da marca, criada por Ferruccio Lamborghini.

A ascensão da Lamborghini Trattori foi rápida em Itália e na Europa. A empresa produzia tratores de alta qualidade, que eram apreciados pela sua confiabilidade e, em 1960, era já das maiores fabricantes de tratores de Itália.

Só mais tarde é que a Lamborghini se aventurou no mercado de automóveis. Depois de juntar uma equipa de engenheiros e designers em 1962, no ano seguinte a Lamborghini apresentou o 350 GT, no Salão Automóvel de Genebra. O sucesso foi quase imediato. Recorde-se que este modelo era alimentado por um motor V12 de 3,5 litros e debitava um total de 280 cv de potência, o que permitia uma velocidade máxima superior a 240 km/h. Um feito notável há quase 60 anos.

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