“Tal como a diabetes ou a hipertensão, a asma é considerada uma doença crónica, pelo que não existe cura, mas é possível controlar a frequência e intensidade dos sintomas”, revela a médica Aurora Carvalho, pneumologista do Hospital Lusíadas Porto, num artigo para o ‘website’ do grupo Lusíadas Saúde.

 

A revista Parade falou com os também pneumologistas Nadeem Ali e Jimmy Johannes para perceber o hábito que pode ajudar as pessoas que sofrem com esta condição. Pode parecer contraditório, mas fazer exercício físico de forma moderada pode mesmo ser uma boa solução.

“Exercícios regulares de intensidade moderada são altamente benéficos para pessoas com asma grave”, diz Nadeem Ali. “O exercício fortalece os músculos respiratórios, aumenta a capacidade pulmonar e melhora a eficiência da respiração.”

Entre alguns dos exercícios possíveis, aconselha uma corrida rápida, natação, ciclismo, treino de força, ioga e até pilates. “Leve sempre consigo a bomba para usar se tiver algum ataque de asma”, explica Jimmy Johannes.

Refere ainda que deve ter atenção aos sinais do corpo para perceber se está confortável ou se os sintomas estão a piorar. Antes e no final dos exercícios, faça sempre aquecimento e alongamento para reduzir a tensão muscular e a irritação das vias respiratórias.

Leia Também: Com este teste de seis minutos irá saber o estado de saúde do seu coração

Compartilhar
Exit mobile version