O feno-grego destaca-se como um poderoso aliado na procura por um corpo em forma e saudável. Ainda que a sua fama seja superior no Médio Oriente e na Índia, onde é amplamente utilizada tanto na culinária como na medicina tradicional, esta planta aromática tem atraído a atenção de inúmeros profissionais da saúde pelas suas propriedades. A nutricionista Danielle Luz Gonçalves é um deles e refere mesmo que, além de diminuir os níveis de açúcar no sangue e o colesterol, o feno-grego também contribui para a perda de peso.

 

Em declarações ao jornal Metrópoles, no âmbito da rubrica ‘Claudia Meireles’, a nutricionista começa por realçar os nutrientes da planta. “Contém fibras solúveis e insolúveis, além de compostos bioativos, como as saponinas e os alcaloides, que são antioxidantes naturais”, refere, acrescentando que “estudos indicam que o feno-grego pode ter um efeito anti-inflamatório, o que contribui para o bem-estar geral e ajuda na manutenção de níveis saudáveis de testosterona e, por consequência, no aumento da vitalidade”.

Leia Também: Colesterol alto? Transforme a sua saúde com a ajuda de três alimentos

Além disso, o feno-grego também é um aliado no processo de emagrecimento, “principalmente devido ao seu teor de fibras, que promovem uma sensação de saciedade mais prolongada, ajudando a reduzir a ingestão calórica ao longo do dia”.

Explica ainda que as fibras da planta “retardam a absorção dos carboidratos e melhoram a sensibilidade à insulina”. Desta forma, “evita picos bruscos de glicose após as refeições, o que é benéfico para quem tem resistência à insulina ou diabetes”. Mais: “A manutenção de níveis equilibrados de glicose também contribui para um metabolismo mais eficiente, evitando que o organismo armazene excessivamente os nutrientes como reservas de gordura”.

O feno-grego ajuda também a regular o colesterol, “devido à alta concentração de fibras, especialmente fibras solúveis, que se ligam aos ácidos biliares e ao colesterol no intestino, facilitando a sua excreção”, resume a nutricionista Danielle Luz Gonçalves.

Leia Também: Três chás que evitam gases e melhoram a digestão. Cada gole é um alívio!

Compartilhar
Exit mobile version