De acordo com os dados preliminares publicados hoje pela agência federal de estatística alemã (Destatis), o número de empregados em setembro aumentou 0,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Em comparação com agosto, em dados não corrigidos de sazonalidade, havia mais 162.000 pessoas empregadas, um aumento de 0,4%.
No entanto, setembro é tradicionalmente um mês em que o emprego aumenta, e, nesta ocasião, o crescimento foi inferior à média dos dois anos anteriores, quando aumentou em 210.000 pessoas.
A estagnação também é visível na comparação homóloga.
Em janeiro deste ano, o aumento ainda era de 0,5% em relação a janeiro de 2023, mas com o passar dos meses a tendência enfraqueceu para 0,2% em agosto e 0,1% em setembro.
“Assim, na comparação homóloga, a tendência positiva de longo prazo no mercado de trabalho continuou, mas, entretanto, o crescimento quase parou”, observou a Destatis.
No terceiro trimestre do ano, uma média de 46,1 milhões de pessoas estavam empregadas na Alemanha, menos 45 mil do que no trimestre anterior em termos ajustados sazonalmente, uma queda de 0,1%.
Leia Também: Alemanha cresce 0,2% no 3.º trimestre face ao anterior e evita recessão técnica